Garanhuns entra na reta final para definição de candidaturas

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) enfrenta um verdadeiro problema a ser resolvido na disputa eleitoral em Garanhuns, localizado no Agreste pernambucano: os comentários de bastidores dão conta que o Partido Progressista (PP) condicionou apoio ao pré-candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) em troca de suporte à candidatura do pré-candidato a prefeito de Garanhuns Zaqueu Lins (PP).

Tudo estaria resolvido caso o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) não fosse também pré-candidato a prefeito de Garanhus. De acordo com o Blog do Magno Martins, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, terá um trabalho tamanho para fazer com que Sivaldo desista de concorrer no pleito para atender aos interesses do partido na capital pernambucana.

Segundo uma fonte que não quis se identificar, em conversa ao Fala PE, contou que internamente o sentimento é de que o PSB vá apoiar Zaqueu porque o vereador tem mais viabilidade política para uma pré-candidatura à Prefeitura de Garanhuns por seu mandato ser voltado para o povo.

Atualmente líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sivaldo ocupa o seu primeiro mandato como deputado estadual na condição de suplente. Ele obteve 18,3 mil votos. Por sua vez, Zaqueu, em 2014, quando foi candidato a deputado estadual teve 23,5 mil votos.

O deputado federal e presidente estadual do Partido Progressita (PP), Eduardo da Fonte, vem apostando em Zaqueu por sua grande popularidade na cidade. “Zaqueu é um homem do povo e lidera em todos levantamentos internos. A pré-campanha de Zaqueu nasceu nas bases populares, vindo da periferia para o centro”, ressaltou em entrevista ao Fala PE.

Zaqueu, que está no seu quinto mandato na Câmara de Vereadores de Garanhuns, tentará a Prefeitura pela primeira vez, vem conseguindo reunir um número crescente de pré-candidatos a vereador.

Ao confirmar a pré-candidatura agradeceu a confiança do deputado estadual Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, e declarou que iria representar o Progressistas em Garanhuns trabalhando, principalmente, na área da saúde e da educação.

Em seus discursos, o vereador salienta que seu maior compromisso é cuidar do povo de Garanhuns. “Vamos juntos construir um novo tempo, uma nova Garanhuns”, ressaltou por meio das redes sociais.

Já o prefeito Izaías Régis aposta suas fichas no médico Silvino Duarte para ser o seu sucessor. Silvino já foi prefeito da cidade, vice-prefeito e vereador. Izaías tem feito, durante a pré-campanha, duras críticas a Sivaldo chegando a afirmar que a base política do socialista é “fraca e perdida”.

O médico já avisou que está motivado para voltar a governar Garanhuns. “Valorizando as pessoas, a saúde, educação, infraestrutura, turismo e neste momento pós-pandemia toda a área social e de qualificação profissional”, prometeu.

Silvino ainda afirmou que, nos últimos anos, tem se atualizado por meio de cursos e capacitações e que montará uma competente equipe para realizar “um grande governo”.

A corrida eleitoral deste ano em Garanhuns promete ser uma das mais acirradas da história.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.