O vereador de Chã Grande, Jorge Luís (PL) aderiu à oposição, após o anúncio do prefeito Diogo Alexandre (Avante) de que apoiará a pré-candidatura de Sandro Advogado (Avante) à Prefeitura de Chã Grande nas eleições municipais em 2024. O parlamentar se junta a Sérgio do Sindicato (PT) no bloco de oposição a Diogo Alexandre.
O movimento de Jorge Luís foi recebido com críticas por aliados próximos ao prefeito Diogo Alexandre. Para eles, a mudança é vista como um ato de “ingratidão”, levando em consideração os anos de parceria política com o grupo político de Diogo Alexandre. Jorge Luís, que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Chã Grande por dois biênios consecutivos, contou com o apoio decisivo do grupo político que agora “traiu” nas palavras dos aliados do prefeito. Além disso, o parlamentar recebeu apoio explícito de Diogo Alexandre durante a eleição para a presidência da Câmara Municipal neste ano, na qual saiu derrotado por Ademir Batista (Avante).
Esse episódio resultou em um desgaste político para o prefeito Diogo Alexandre. Quatro vereadores deixaram a base aliada. O atual presidente da Câmara de Chã Grande, Ademir Batista, e os vereadores Célia de Jaci, Gilvan Bolão e Inaldo do Raio-X, todos do partido Avante. Entretanto, Célia de Jaci e Gilvan Bolão acabaram por retornar ao grupo de apoio ao prefeito.
Segundo interlocutores, a expectativa era de que Jorge Luís retribuísse a lealdade demonstrada por Diogo Alexandre no episódio, o que acabou não se concretizando. O grupo enxergava Jorge Luís como um potencial candidato a vice-prefeito na chapa da situação.
Oposicionista Sérgio do Sindicato retira pré-candidatura para apoiar Jorge Luís
A chegada de Jorge Luís no bloco de oposição teve o apoio do ex-vereador e candidato da oposição derrotado em 2020, Sérgio do Sindicato (PT), que anunciou a retirada do seu nome entre os prefeituráveis do município para apoiar Jorge como nome da oposição. Sérgio foi vereador de Chã Grande por três mandatos. Em 2020, foi candidato à Prefeitura de Chã Grande, mas não foi páreo para Diogo Alexandre, que obteve sua maior vitória política em termos proporcionais junto a Sandro Advogado, foram 64,12% dos votos válidos, contra 33,77% do petista.
“Sandro Advogado tem condições de dar prosseguimento ao projeto”, diz Diogo.
Em entrevista ao programa Jota Silva, da rádio Gravatá FM, na sexta-feira (21), o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, confirmou o apoio ao vice-prefeito, Sandro Advogado como pré-candidato à Prefeitura de Chã Grande. “Eu vejo Sandro como uma pessoa preparada, que tem condição de dar continuidade a esse projeto que nós temos”, destacou o prefeito. Ainda de acordo com Diogo, Sandro foi um grande parceiro durante os sete anos de gestão conjunta.