Instituto Veritá responde a mais de 80 processos por falta de transparência em pesquisas

By 07/08/2023 - 16:10Pernambuco

Respondendo a mais de 80 processos por falta de transparência acerca da metodologia aplicada na realização de pesquisas, o Instituto Veritá divulgou pesquisa de opinião acerca dos governadores de todo o país, incluindo Raquel Lyra em Pernambuco.

O problema é que o resultado do levantamento, que teria sido realizado em todo o país entre os dias 7 e 28 de julho, levantou sérios questionamentos metodológicos entre experts no assunto. Os resultados também são bastante diferentes de pesquisas de opinião divulgadas por empresas estabelecidas no mercado atualmente.

A Veritá é uma das instituições de pesquisa de opinião mais questionadas no país, sendo parte em ao menos 88 processos judiciais em todo o Brasil. A metodologia utilizada pela pesquisa também não é propriamente explicitada, como é demandado pelo TRE no caso de pesquisas eleitorais.

Sequer está divulgado, por exemplo, quantos questionários foram aplicados em Pernambuco e qual foi o método utilizado, havendo inconteste ausência de transparência acerca dos métodos e procedimentos adotados para aferição de tais resultados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.