Ipojuca é reconhecida com selo Cidade Pacífica do MPPE

O trabalho contínuo dos últimos anos de atenção à segurança pública e de preservação da cidadania do povo ipojucano teve um importante reconhecimento nesta quinta-feira (07). A Prefeitura do Ipojuca recebeu o selo de Cidade Pacífica por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sendo a primeira cidade da Região Metropolitana do Recife a conquistar esta certificação. A honraria para ser concedida exigiu do município diversas ações em 15 eixos definidos pelo MPPE com metas rigorosas que garantissem a redução da criminalidade e o combate à violência. O selo foi entregue à prefeita Célia Sales pelo procurador geral do Estado, Paulo Augusto de Freitas Oliveira em um evento realizado no auditório do centro administrativo de Suape.

“É com muita honra e orgulho imenso de todos que fazem a Secretaria de Defesa Social do Ipojuca que recebemos o selo de Cidade Pacífica. Em 2017, quando assumi, os ipojucanos faziam passeata pedindo o fim da violência. Prometi que mudaríamos esta realidade e mudamos. Quando assinamos em março de 2020 o convênio de cooperação técnica com o MPPE, que compreendia a execução de políticas públicas na área de segurança com metas bastante ousadas, eu não tinha dúvida de que iríamos conseguir”, declarou a prefeita Célia Sales durante o ato. Ainda na sua fala, a gestora citou importantes iniciativas da gestão municipal que contribuíram na conquista do certificado. Lembrou a valorização da Guarda Municipal, a criação do estatuto da corporação, a promoção de capacitações, aquisição de material, a implantação de 100 câmeras de segurança, a Central de Monitoramento, a instalação de 700 lâmpadas de LED, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a Rural, o plano de Segurança Escolar para combater o tráfico, entre outras realizações.

Para o procurador geral do MPPE, Paulo Augusto de Freitas, o dia é de festa para o município, e recordou de tempos atrás quando a cidade vivia momentos difíceis na área de segurança. “Como cidadão de Pernambuco, além de ser hoje o procurador geral, eu me orgulho de estar numa das cidades mais seguras desse país. E saibam, que Porto de Galinhas e consequentemente Ipojuca vendem esse país para o mundo, e a partir de agora, a cidade está autorizada a divulgar o selo de Cidade Pacífica dizendo que Ipojuca é um município certificado pelo Ministério Público como município compromissado com a segurança pública”, atestou.

O secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, destacou também a importância dos investimento feito pela prefeita na área de Segurança bem como a integração da Guarda com as Polícias Civil e Militar para termos a taxa de homicídios mais baixa do que a media do Brasil. “O trabalho e empenho de todos os atores de segurança pública e justiça criminal, integrados com a Prefeitura, trouxeram para o município os resultados que buscamos. Cumprir com os eixos estabelecidos no protocolo do Cidade Pacífica significa mais tranquilidade social e segurança para a população”, disse. O deputado estadual Romero Sales Filho, lembrou que “por muitos anos Ipojuca foi pagina de jornal pela violência”. Em seu discurso o deputado afirmou: “Hoje, temos esse título como resultado do cuidado com o povo e compromisso na área de segurança e social, garantindo que os ipojucanos fosse valorizados. Este trabalho passa a ser referência para todo o estado de Pernambuco, e pra Região Metropolitana”.

A cerimônia contou ainda com a presença do vereador Irmão Ricardo, dos promotores do MPPE, Luís Sávio, Rinaldo Jorge, Bianca Stella, Márcia Amorim e Rodrigo Altobello, da vice-prefeita do Ipojuca Patrícia Alves, secretários municipais, vereadores do Ipojuca, representantes de Polícia Militar como o comandante do BOPE, o tenente-coronel Flávio França, da Polícia Civil, a exemplo do delegado da 10ª Seccional, Abraão Didier; do delegado responsável pela delegacia de Ipojuca, Ney Luiz Rodrigues, e do delegado de Porto de Galinhas João Pedro Pinheiro. Também prestigiaram o evento representantes das secretarias de segurança de outros municípios como Recife, Cabo e Olinda.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.