Ipojuca vacina mais de 5 mil pessoas no mutirão de domingo

By 23/08/2021 - 09:57Região Metropolitana do Recife

“O que faltava antes em Ipojuca era vacina. Chegou, aplicou”. Esta foi frase de diversos profissionais de saúde que, no mutirão deste domingo (22), somando a primeira com a segunda dose, imunizaram 5.378 ipojucanos contra a COVID-19. O município iniciou no domingo, a vacinação para a faixa etária dos 25 anos ou mais, além de começar a imunização de alguns grupos prioritários como pré-adolescentes e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, além de gestantes e mulheres cujos filhos tenham até um ano de idade. A ação de imunização ocorreu em cinco polos de Ipojuca: Complexo de Saúde de Ipojuca, Policlínicas de Nossa Senhora do Ó e de Porto de Galinhas, USF de Serrambi e Quadra da Escola Jarbas Passarinho, em Camela.

Renata da Silva Lira, doméstica, de 32 anos, só pode tomar sua primeira dose da vacina contra o coronavírus neste domingo, mas já está atenta ao dia de tomar a segunda dose para completar a imunização. “Tenho uma filhinha e tomando a vacina sei que também estou protegendo ela”, comentou. Pessoas que tomaram a primeira dose de AstraZeneca nos meses de maio e junho também puderam se vacinar. O taxista Ipojucano, José Otomário da Rocha, foi até a USF de Serrambi completar a sua imunização. Durou um pouco menos de cinco minutos entre a chegada dele na unidade de saúde até sua saída com o cartão da vacinação nas mãos. De acordo com ele, tomar a vacina hoje é ter um pouco de tranquilidade no exercício do seu trabalho. “Os cuidados não vão mudar. No meu taxi, só entra quem usa máscara e eu ofereço logo álcool em gel. Todo mundo precisa fazer a sua parte para que a gente saia logo disso”, afirmou Rocha.

Também foi realizado neste domingo os testes de COVID-19 (RT-PCR) em dois pontos: Hospital de Campanha em Nossa Senhora do Ó e no Centro de Testagem em Ipojuca Centro. A indicação é que o exame seja feito em até 10 dias após o início dos sintomas, de preferência entre o 5º e o 7º dia. Os novos testes também estão buscando identificar a variante Delta. Nesta segunda-feira (23), os teste permanecem nos mesmos locais e podem ser feitos das 8h às 13h. Já a vacinação para 25 anos ou mais continua só que em dois polos apenas: Creche Professora Jusete Barbosa (Centro de Ipojuca) e na Escola Maria das Dores (Nossa Senhora do Ó), das 8h às 12h. Não é preciso agendar, apenas levar os documentos de identificação: RG, CPF e comprovante de residência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.