Isabella de Roldão e Ana Paula Matos buscam cooperações internacionais para o enfrentamento a desafios locais

By 26/07/2022 - 11:08Brasil, Nordeste

Vice-prefeitas de Recife e Salvador unem forças para promover desenvolvimento sustentável e fortalecimento do Nordeste e do Brasil

Duas das lideranças pedetistas de maior destaque no Nordeste, as vice-prefeitas do Recife, Isabella de Roldão, e de Salvador, Ana Paula Matos, cumprem agenda conjunta nos Estados Unidos para trocar experiências e ampliar a cooperação internacional com foco em políticas públicas voltadas às mulheres, à primeira infância, ao enfrentamento da emergência climática e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As gestoras estiveram, na última semana, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para uma série de encontros e nos próximos dias participam, na Universidade Harvard, do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2022.

“Ana e eu somamos forças para trabalhar pela nossa região em pautas essenciais ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, buscamos cooperações internacionais para a solução de desafios locais que são comuns às nossas cidades. Tudo com muito foco e a fé em Jesus Cristo que também compartilhamos”, ressalta Isabella.

“Acreditamos na força das parcerias institucionais como preconiza o ODS 17. A construção de pontes e redes internacionais precisam ocorrer, sobretudo, para fortalecer o local. Eu e Bella estamos em âmbito internacional trabalhando pelo desenvolvimento do nosso Nordeste, reforçando a força das mulheres e a importância do trabalho em grupo. Nossa aliança representa o modelo pedetista de governar e o respeito e a admiração mútua que sentimos uma pela outra, mas além disso, sabemos que quando duas cidades se unem, o país se fortalece”, destaca Ana Paula.A visita à sede da ONU ocorreu justamente no mês em que o Brasil está presidindo o Conselho de Segurança da instituição, tendo à frente do órgão o Embaixador Ronaldo Costa Filho, Representante Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas. Ambas também dialogaram com o segundo secretário da Missão Permanente do Brasil na ONU, o baiano Tainã Novaes.

A promoção da cultura de paz marca a atuação brasileira na entidade, tema que também esteve em discussão na ONU Mulheres, durante reunião das vice-prefeitas com a chefe de Governança e Liderança Feminina, Marta Val. A agenda ainda girou em torno da economia do cuidado, inclusão digital e acesso ao mercado de trabalho, questões raciais e de gênero, dignidade menstrual e evasão escolar, assim como projetos de empoderamento feminino.

Outro encontro extremamente relevante foi com a diretora regional adjunta para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Linda Maguire, e o Chefe da Equipe de Suporte aos Escritórios Nacionais do Programa, Carlos Benitez. Desta vez, a conversa abordou a insegurança alimentar e nutricional, além da implementação de uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável e recuperação econômica verde pós-pandemia. Salvador já possui um escritório local de cooperação do PNUD e o Recife pleiteia uma nova representação do órgão. “Foi um prazer conversar com Ana Paula e Isabella. São mulheres líderes inspiradoras que estão respondendo à crise climática com transformação social”, pontuou Linda.

Também participaram das agendas a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordelo e o chefe do Escritório de Cooperação Internacional da capital baiana, João Victor Queiroz.

Até a próxima sexta-feira (29), a missão das vice-prefeitas ainda é de muito aprendizado em uma das principais universidades do mundo. A convite da Fundação Bernard Van Leer, as gestoras integram o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2022, realizado em Harvard. Irão tratar de questões que vão do combate ao racismo e à exclusão social até problemáticas cognitivas, de nutrição e parentalidade. Um conteúdo valioso que irá contribuir para o fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas nas respectivas capitais de Pernambuco e da Bahia. A Bernard Van Leer já é parceira da Prefeitura do Recife em diversos projetos, a exemplo das Praças da Infância, que Isabella de Roldão coordena a partir da vice-prefeitura.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.