Isaltino Nascimento fortalece a luta do empreendedorismo rural na Mata Sul pernambucana

By 13/07/2022 - 13:55Mata Sul
Foto:Thiago César Melo

Uma das bandeiras defendidas no mandato do deputado estadual Isaltino Nascimento é a agricultura familiar e os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo. Com isso, sua atuação na mata sul do estado é feita de forma bastante presente, ao lado de lideranças e representantes de associações, cooperativas e sindicatos que fortalecem o desenvolvimento do empreendedorismo rural em cidades como Jaqueira, Palmares, Catende, Xexéu, Água Preta e Bonito.

Na última terça (12/07), o político, que segue caminhada rumo ao sexto mandato na Alepe, visitou os munícipios de Palmares e Jaqueira para dialogar com aliados sobre as demandas existentes para a região. A convite do vereador Manoel Messias, o encontro teve início no Engenho Rochedo, em Jaqueira, no qual o legislador conversou com membros da Coopemasul e da Coatta, cooperativas que atuam no cultivo da cana-de-açúcar  e de outras culturas conhecidas como lavouras brancas.

Integrante da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa, Isaltino participou, no Engenho Fervedouro, de reunião com agricultores e agricultoras e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, para debater sobre políticas públicas combativas aos conflitos agrários que vivem tirando o sossego, e em alguns casos, chegando às vias de fato da violência e assassinatos, de alguns produtores rurais e seus familiares. “Os amigos agricultores e as amigas agricultoras são grandes empresários e empresárias do campo. É a partir dessa classe que 70% dos alimentos chegam às nossas mesas. É preciso valorizar o trabalho do campo e lutar contra qualquer tipo de malfeitoria vinda por parte do latifúndio”, destacou Isaltino.

Ainda na cidade de Jaqueira, o deputado estadual conferiu os estragos ocasionados pelas fortes chuvas recentes e se encontrou com um grupo de apoiadores para reforçar o seu trabalho na região como, por exemplo, a entrega de um carro para atender às demandas da saúde; emendas liberadas para a instalação de mini destilaria e fábrica de polpas; a abertura de uma delegacia especializada em crimes agrários, a implantação de uma unidade do IML em Palmares e a viabilização da estrada que liga Bonito a Cerro Azul; algumas dessas ações em parceria com o deputado federal Carlos Véras.

A passagem do líder do governo pela mata sul só se encerrou à noite, após visita à Associação Social de Palmares. “É preciso mudar essa lógica da elite, é preciso navegar contra a maré para mudar a história da Mata Sul pernambucana e enaltecer o que essa região tem de belo e rico. É tirar os olhos descrentes daqueles que acham que aqui não tem trabalhador e trabalhadora capazes, pró-ativos, inteligentes, importantes para a transformação social e econômica de Pernambuco”, acrescentou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.