Janjão participa da primeira despesca de tilápias em assentamento do MST em Bom Jardim

By 01/04/2022 - 14:56Pernambuco

O prefeito de Bom Jardim, Janjão (PL), acordou cedo, às 5h da manhã desta sexta-feira (1º), para acompanhar de perto a primeira despesca da criação de tilápias em tanques no Assentamento Boa Vista do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na comunidade de Lagoa Comprida, Zona Rural do município. A produção deve ultrapassar os 15 mil quilos e foi comprada pela Prefeitura para ser distribuída gratuitamente na Semana Santa com as famílias bonjardinenses em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos falando do maior projeto de piscicultura do Agreste pernambucano, implantado em Bom Jardim. Onde antes tínhamos uma área degradada pela exploração do barro, hoje temos 60 tanques construídos e vamos chegar a 100 até o final do projeto, que já recebeu mais de R$1,5 milhão em investimentos, gerando renda, oportunidades e dias melhores para os bonjardinenses. Hoje estamos fazendo a despesca das tilápias, que vão alimentar cerca de 8 mil famílias do nosso município na Semana Santa”, destacou o prefeito Janjão.

“Outro fato inusitado desse projeto é que criamos um modo sustentável de produção. Hoje tiramos o barro daqui de maneira organizada, coordenada, e plantamos cerca de 60 mil árvores visando o reflorestamento da mata ciliar. É, de fato, um projeto inovador e transformador para Lagoa Comprida, Bizarra e todo o município de Bom Jardim”, pontuou o gestor.

O projeto piloto de criação de tilápias em Bom Jardim é uma parceria com o Governo do Estado, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a sociedade civil organizada. Os produtores contam com acompanhamento especializado de uma equipe de profissionais, a exemplo de engenheiro de pesca, biólogos e técnicos em aquicultura. Na segunda etapa do projeto, a ideia é aumentar ainda mais a produção e apostar em outras espécies, como o camarão. A Prefeitura também pretende destinar a produção do pescado para as escolas do município, incluindo o alimento saudável no cardápio da merenda escolar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.