João Campos apresenta iniciativas inovadoras do Recife ao prefeito de Osasco

By 01/10/2021 - 21:35outubro 5th, 2021Região Metropolitana do Recife

Prefeito do Recife recebeu o prefeito Rogério Lins na capital pernambucana. Entre as iniciativas estava o programa Embarque Digital que irá oferecer 2 mil bolsas de estudo na área de tecnologia e é exemplo para outros municípios brasileiros

Os bons exemplos do Recife seguem chegando a outros municípios brasileiros. Nesta sexta-feira (1º), o prefeito João Campos recebeu em seu gabinete uma comitiva formada por representantes da Prefeitura de Osasco, do estado de São Paulo, liderada pelo próprio prefeito do município, Rogério Lins. Na pauta, iniciativas que têm feito a diferença na vida de quem mais precisa e que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade, como o Embarque Digital.

“A gente tem um grande polo de tecnologia aqui no Bairro do Recife. São mais de 15 mil pessoas trabalhando só no mercado de tecnologia. Semana passada, lançamos o maior programa de formação de ensino superior para essa área. Recife tem 500 vagas por ano de entrada no ensino superior na área de tecnologia e a prefeitura fez um programa específico para dobrar as vagas. São 500 vagas com bolsa de 100% só para tecnologia, porque o gargalo hoje é a mão de obra”, detalhou João Campos, durante o encontro.

Assim como o Recife, o município de Osasco tem atraído empresas da área de tecnologia no Sudeste do País. Foi justamente para conhecer o exemplo do Porto Digital e da gestão municipal que a comitiva escolheu a capital pernambucana. “Viemos conhecer o Porto Digital do Recife, que é considerado um dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil. Foi um dia de muito aprendizado e vamos levar excelentes experiências para a nossa cidade. Aproveitamos para passar aqui no gabinete do prefeito, que também deu aulas de gestão pública a respeito de coisas que estão acontecendo por aqui. Este intercâmbio entre as cidades sempre leva a muitas melhorias”, defendeu Rogério Lins.

O gestor do município paulista afirmou que o Embarque Digital foi uma das iniciativas que mais impressionou a comitiva. “Foi uma das coisas que mais me emocionou, a oportunidade que está sendo dada aqui para a juventude. Eu encontrei hoje um garoto na comunidade do Iraque, falando sobre programação e desenvolvimento. Isso me emocionou. Tenho certeza de que esse programa vai mudar a vida de jovens como ele para sempre. Esse é o desafio dos gestores públicos e o prefeito está de parabéns.”

SOBRE O EMBARQUE DIGITAL – Coordenado pela Secretaria de Educação do Recife, o Programa tem como foco principal estudantes egressos da rede pública. Ao todo serão 2 mil vagas abertas até 2024, num investimento total de R$ 30 milhões. A ação faz parte do Programa Recife Virado, de retomada econômica.

Custeados pela gestão municipal, o Porto Digital desenvolverá cursos através do mapeamento de vagas no mercado de trabalho e oferta de uma residência tecnológica altamente inovadora. É importante frisar que o programa beneficia jovens egressos da rede pública, sendo que 50% destas vagas deverão ser preenchidas por pessoas negras ou pardas, tendo como um dos critérios de desempate a prioridade para mulheres.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.