João da Costa propõe programa de recuperação de escadarias nos morros do Recife

Foto: Carlos Lima

Buscando garantir maior mobilidade e mais segurança aos moradores que vivem em áreas de morro no Recife, o vereador João da Costa (PT) promete apresentar um projeto de lei que garante a recuperação e manutenção das escadarias da capital pernambucana. A proposta, segundo o petista, é criar um programa que destine, ao menos, 20% dos recursos garantidos no orçamento da Prefeitura para o recapeamento de ruas e avenidas da cidade para revitalização das escadas recifenses. Atualmente, o município possui mais de 2 mil escadarias, em todas as regiões do Recife.null

“Nosso mandato vai apresentar na Câmara do Recife um projeto para implantação de um programa permanente de revitalização das escadarias nos morros, destinando no mínimo 20% do orçamento que é gasto no recapeamento de ruas e avenidas da cidade”, anuncia João da Costa. “Queremos que as pessoas que moram nos morros do Recife tenham as escadarias preservadas, com corrimão, oferecendo segurança ao transitar”, acrescenta o vereador do PT. De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, a Prefeitura do Recife prevê um gasto de mais de R$ 60 milhões para “Manutenção do Sistema Viário” no município.

Para João da Costa, as escadarias são as “ruas” nas áreas de morros e de fundamental importância para a mobilidade urbana nas partes altas na capital pernambucana. “As famílias que moram em morros utilizam essas vias para levar as suas feiras, para carregar botijão de gás, para fazer mudanças. Do mesmo que as ruas são recapeadas todos os anos, as escadarias precisam de conservação”, argumenta o vereador João da Costa, ressaltando que algumas vias foram construídas há mais de 30 anos sem seguir normas técnicas adequadas de mobilidade.

João da Costa destaca que nos últimos anos houve um forte crescimento populacional nos morros, tornando essas áreas muito adensadas e, na maioria das vezes, sem planejamento urbano. O vereador explica que esse aumento impacta diretamente na conservação das escadarias. “Muitas casas que eram só térreos hoje têm primeiro e segundo andares e a população aumentou, impactando diretamente no uso das escadarias, que são as principais vias de acesso para milhares de pessoas que moram no Recife”, diz. Ex-prefeito do Recife, o petista lembra que seu governo recuperou mais de 200 escadarias em todos os bairros do Recife.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.