Juntas participam de inauguração da primeira coordenadoria LGBT de Pesqueira, no Agreste do Estado

By 22/01/2021 - 12:07Pernambuco

As Juntas estiveram na cidade de Pesqueira, no agreste pernambucano, nesta terça-feira (19), representadas pela codeputda Robeyoncé Lima, para inaugurar oficialmente a primeira Coordenadoria LGBT da cidade, projeto aprovado na Câmara Municipal em 2018, mas que ainda não tinha saído do papel.

A regulamentação e operação da coordenadoria municipal abrem caminhos para que novas políticas públicas de atenção à população LGBT sejam criadas em Pesqueira. Com respeito à diversidade, igualdade e dignidade se promove a inclusão social, garantindo assim direitos jurídicos e sociais para a população LGBT, especialmente quem vive em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, que virou projeto em 2018 foi uma ação da ex-prefeita Maria José Castro, do coletivo Mães Pela Diversidade e pelo grupo LGBT de Pesqueira (Movimento Colorir Pesqueira).


A codeputada participou de reuniões com a coordenadora Genilde Lima, do Gabinete de Políticas LGBT, com o prefeito interino, o vereador Bal de Mimoso (presidente da Câmara), e com o prefeito eleito Cacique Marquinhos, impedido de assumir o cargo até julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A agenda ainda contou com uma conversa com o Secretário de Saúde, Ribamar Coutinho, para discutir as chances de criação de um ambulatório específico para pessoas trans no hospital da cidade, projeto semelhante ao que atende pessoas trans no Recife. O projeto ainda não tem prazo para ser criado em Pesqueira, mas tem o apoio e colaboração das Juntas para que se torne realidade.


A visita da mandata das Juntas ao município de Pesqueira para essa inauguração também é uma ação para lembrar o Dia Estadual da Visibilidade Trans, celebrado no próximo dia 29 de Janeiro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.