Justiça pune Teresa Leitão

By 20/09/2022 - 09:37Pernambuco

A Coligação Pernambuco Com Força de Novo e o candidato ao Senado, Carlos Andrade Lima, tiveram uma decisão favorável da Justiça Eleitoral, ontem (19), apontando irregularidades na propaganda política da candidata Teresa Leitão. Na decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, a candidata apresentou uma pesquisa eleitoral irregular, sem divulgação dos dados previstos por lei (artigo 10 da Resolução do TSE de nª 23.600/2019).

Segundo a decisão do Tribunal foi identificado na propaganda que o locutor aponta que “pesquisa da Globo confirma Teresa Leitão na frente de todas as pesquisas”, mas sem citar as referências necessárias como o número da pesquisa eleitoral cujo resultado está sendo divulgado, entidade contratante, empresa que realizou, margem de erro, nível de confiança e número de entrevistas.

“A falta de clareza na divulgação de pesquisa eleitoral, além infringir a legislação eleitoral, pode criar o ‘efeito manada’ e, a presente decisão do TRE, por finalidade vai impedir que os eleitores votem em candidatos que estão supostamente na frente. Ganha, portanto, a democracia com eleições limpas”, explica o advogado Raphael Souto, da coligação Pernambuco Com Força de Novo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.