Licitação da Compesa prevê projeto de ampliação do abastecimento para o município de Moreno

By 30/09/2021 - 10:15outubro 5th, 2021Pernambuco

 

Conforme anúncio do governador Paulo Câmara em agenda do Plano Retomada na Região Metropolitana do Recife, na última quinta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial do Estado a autorização para licitação do projeto da nova adutora de Duas Unas para Moreno. O edital está disponível para consulta no site da Companhia: www.compesa.com.br e a disputa está marcada para 19/10.

O projeto permitirá, posteriormente, a execução da obra que aumentará a vazão em 100 litros de água por segundo no abastecimento do município, passando dos atuais 95 para um total de 195 litros por segundo, iniciativa que reduzirá o rodízio na cidade. Serão investidos R$ 127 mil no projeto, que prevê o assentamento de 10 quilômetros de tubulações, construção de elevatória, entre outros serviços, para benefício de 64 mil pessoas.

“Em um segundo momento, na fase da execução da obra, as intervenções no sistema serão fundamentais para o novo formato de distribuição no município. Com as ações, será possível mais que dobrar a atual vazão de água e diminuir o calendário vigente. Os investimentos em infraestrutura hídrica na região metropolitana são, cada vez mais, expressivos e os resultados podem ser acompanhados com os sucessivos anúncios de redução e eliminação de rodízios nas cidades. Somente nesse ano, cerca de 1,5 milhão de pessoas na RMR foram retiradas do rodízio”, assegura a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

ABASTECIMENTO DE BONANÇA – Na passagem pelo município de Moreno, Paulo Câmara também autorizou a execução da obra de ampliação do sistema produtor para o distrito de Bonança. A intervenção prevê a adequação da estação elevatória e adutora de água bruta, a partir da captação existente no Rio Jaboatãozinho, além da ampliação da estação de tratamento de água, construção de reservatório e nova estação elevatória. As ações, da ordem de R$ 7,8 milhões, permitirão um incremento de 80% na oferta de água para o sistema, beneficiando 13 mil pessoas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.