Líder da esquerda brasileira, Miguel Arraes completaria 105 anos nesta quarta-feira

By 15/12/2021 - 13:24Pernambuco

Nesta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021, são celebrados os 105 anos de nascimento de um dos principais líderes da esquerda brasileira. Miguel Arraes, pessoa à frente de seu tempo, pautou sua trajetória pela busca por melhorar a vida do povo sofrido de Pernambuco e na defesa da democracia.

Nascido em Araripe, no Ceará, e com carreira política em Pernambuco, Arraes foi deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife e governador do Estado. Em 1º de abril de 1964, foi deposto pela ditadura militar por se negar a renunciar o Governo. Depois de quase um ano preso no Recife e em Fernando de Noranha, se exilou na Argélia, onde permaneceu por 14 anos.

Após voltar ao Brasil, em 1979, deu sequência à carreira política, governando Pernambuco por mais duas vezes. Em 1993, foi eleito presidente nacional do PSB, cargo que ocupou até 2005. Arraes morreu em 13 de agosto daquele ano, aos 88 anos, no exercício de mais um mandato de deputado federal.

“Doutor Arraes deixou como exemplo sua luta incansável para reduzir as desigualdades sociais. Sua atuação política com forte ênfase nessa área é reconhecida pelos pernambucanos, pelos brasileiros e fora do Brasil. O compromisso dele como homem público e liderança política segue inspirando gerações. É uma alegria para nós reviver esse legado neste dia que marca os 105 anos de seu nascimento”, declara o presidente estadual do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.