Lira assegura PP e Republicanos como base de Lula no Congresso

By 18/09/2023 - 17:10Brasil

Declaração do presidente da Câmara Federal pacifica o clima em torno do ingresso das legendas no governo petista

Embora o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, tenha feito ressalvas ao ingresso da sigla no primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando condicionou a ida do deputado federal Silvio Costa Filho ao Ministério dos Portos e Aeroportos a uma licença partidária, ontem (17), o deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, disse que, tanto o PP quanto o Republicanos irão dar sustentação ao governo no Congresso Nacional.

“Há uma aproximação de partidos de centro que não faziam parte da base do governo para essa adesão. É claro que, quando um partido indica um ministro que era líder de um partido na Câmara, a tendência natural é que esse partido passe a ser base de apoio ao governo na Câmara dos Deputados, como Republicanos, como outros partidos”, afirmou Lira em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Essa afirmação do presidente da Câmara Federal alivia um pouco o clima de tensão em torno da indicação de Silvio Filho para a Esplanada dos Ministérios. Historicamente ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o Republicanos tem, hoje, no governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, seu principal expoente – Tarcísio é ex-ministro de Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL) e principal responsável pelo apoio do Republicanos ao ex-presidente da República.

Com uma eventual pacificação sobre o ingresso do PP de Ciro Nogueira e o Republicanos na base de apoio a Lula, a ida de Silvio Costa Filho para a Esplanada passa a ser vista como um acerto com viés de amplo capital político. No entanto, ainda ficaria como incógnita uma solução para a questão Tarcisio de Freitas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.