Mães Anjos Azuis ressalta a importância de priorização da vacina contra Covid-19 para pessoas com autismo em Pernambuco

By 07/05/2021 - 14:43ColunaFalaPE

A presidente da Associação Mães de Anjos Azuis, Andreza de Castro, destacou a importância de se incluir as pessoas com autismo no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, nos municípios do estado de Pernambuco. Defensora da bandeira dos direitos dos autistas, Andreza ressalta que é fundamental a imunização de todos com autismo.

“É de suma importância a vacina, e há um tempo já venho reiterando a necessidade de pessoas com autismo serem incluídas como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. Eles apresentam muita sensibilidade sensorial, são resistentes ao uso de máscara, e isso é motivo suficiente para que eles se vacinem o quanto antes. É essencial a vacinação para essa população”, destaca a presidente da Associação Mães de Anjos Azuis.

A defesa dos direitos das pessoas com autismo está na pauta a bastante tempo da Mães Anjos Azuis, recentemente Andreza junto com alguns lideranças que defendem a causa participaram de uma Reunião Pública que discutiu o autismo e as formas de inclusão.

Na oportunidade no evento, Andreza de Castro, afirmou que tem lutado pela causa e é professora da rede, mas falou como mãe. Há duas coisas importantes, uma parceria mais firme com educação e saúde, mais forte e mais próxima, pois muitas coisas ficam pendentes. “Embora seja direito, as mães ao fazer matrícula precisam apresentar o laudo para preencher, lutamos na Associação pela inclusão sem o laudo, pois existe dificuldade quando a criança precisa de um encaminhamento e não pode fazer sem o laudo. Acho que falta conhecimento porque é garantida a inclusão mesmo sem o laudo, tem uma portaria do Ministério da Educação sobre isso”. Ressaltou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.