Mais 118.200 doses de vacina contra a Covid-19 devem chegar a Pernambuco neste domingo (07/02)

By 06/02/2021 - 18:11Pernambuco

Imunizante é da Sinovac/Butantan e será destinado aos trabalhadores de saúde

Uma nova remessa de vacinas da Sinovac/Butantan, com 118.200 unidades do imunizante, tem previsão de chegada a Pernambuco na manhã deste domingo (07/02). As doses, destinadas para a primeira e segunda doses, partem de São Paulo com previsão de chegada às 11h20 no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A distribuição para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que repassam para as cidades sob sua jurisdição, começa na segunda-feira (07/02). O transporte das vacinas para as Geres será feito por meio terrestre e também aéreo. Ao todo serão envolvidos sete caminhões e duas aeronaves, em parceria com a companhia aérea Azul, para agilizar a entrega do imunizante em todo o Sertão do Estado. A previsão é que as vacinas estejam disponíveis para todos os municípios de Pernambuco até o meio dia da própria segunda-feira.

Como pactuado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), além do aval do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, as novas doses irão dar continuidade à imunização dos trabalhadores de saúde, chegando a 60% de todos os que compõem esse grupo

“Essas novas doses nos dará a possibilidade de continuarmos avançando na imunização dos trabalhadores de saúde. Continuamos reforçando a importância de se priorizar aqueles que estão na linha de frente da Covid-19, em áreas como UTI, enfermarias, emergência, mas sabemos que diversos municípios já conseguiram contemplar esse grupo e estão dando seguimento para os mais diversos tipos de trabalhadores, como de outras áreas hospitalares e atenção primária. Nossa meta é que 100% da força de trabalho da saúde seja vacinada e isso será feito assim que o Ministério da Saúde encaminhar as doses que faltam para finalizar essa população”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Com esse envio, já são três remessas da Sinovac/Butantan enviadas a Pernambuco, sendo possível imunizar, em ambas as doses, em torno de 60% dos mais de 294 mil integrantes dessa categoria. “Estamos dialogando permanentemente com os municípios, pactuando o andamento da campanha, dando o apoio técnico necessário para o sucesso das ações e reforçando a importância de otimizar e usar corretamente o imunizante, evitando perdas. Este é o momento de mostrarmos a expertise e força dos Programas de Imunização com o objetivo de trazer proteção aos grupos prioritários contra a Covid-19 e ajudarmos nesse grande desafio de saúde pública”, frisou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ao todo, Pernambuco já recebeu 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para ambas as doses, que, além dos trabalhadores de saúde, contemplam 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada. Também já haviam chegado, anteriormente, 84 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos. O quantitativo da AstraZeneca é apenas para a primeira dose – o Ministério da Saúde informou que enviará posteriormente a segunda. Juntando ambos os fabricantes e a nova remessa deste domingo, Pernambuco irá totalizar mais de 511 mil unidades de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco superou neste sábado (06/02) a marca de 190 mil doses das vacinas contra a Covid-19 aplicadas no público prioritário. Das 191.702 doses aplicadas, 2.527 são referentes à segunda dose do imunizante.

Das mais de 189 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, 105.614 foram trabalhadores de saúde (desses 2.527 já tomaram a segunda dose). Com isso, 90% dos 117.638 trabalhadores contemplados com a vacina até este momento já tomaram a primeira dose do imunizante.

Também já estão imunizados, apenas com a primeira dose, 74,4%% dos 75.159 idosos com mais de 85 anos (55.948 doses aplicadas). Entre a população indígena aldeada, a vacinação alcançou, hoje, 22.350 dos 26.729 indígenas (83,6%). Já entre os idosos em asilos (2.462 pessoas) e pessoas com deficiência institucionalizadas (130 pessoas), o número de doses aplicadas alcançou 190% (4.686) e 444% (577) do total, respectivamente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.