Mais profissionais capacitados: Prefeitura de Gravatá e SENAR concluem mais um curso de Jardineiro

By 27/07/2022 - 17:48Pernambuco

Curso foi uma oportunidade para profissionais que já trabalham na área e iniciantes adquirirem conhecimento em área muito requisitada no município

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, concluiu, na tarde desta quarta (27), mais um Curso de Jardineiro, que teve início na última segunda (25).

O curso, oferecido de forma gratuita, teve aulas teóricas e práticas, com a carga horária de 24 horas, e quem passou mais detalhes foi Magda Mendonça, que é engenheira agrônoma e instrutora do SENAR. “Nesse curso eles aprenderam algumas técnicas de paisagismo e conhecimentos agronômicos, que servem para capacitar esses profissionais do município de Gravatá e abrir esse leque de trabalho aqui, pois é uma cidade turística, com muitos hotéis, pousadas, casas de temporada, então fica essa possibilidade a mais para esses profissionais que se apresentaram aqui neste curso”.

Paulo Manoel, 40 anos, já atua na profissão e ele comentou que: “vir para esse curso que o SENAR proporcionou para aprimorar mais algumas técnicas e como essa área sempre está expandindo, a gente tem que aprender mais e aplicar a técnica na prática. É sempre bom procurar melhorar, fazer o trabalho bem feito e fazer o trabalho ao gosto do cliente. Nunca é demais aprender e eu vim para cá, trabalhamos em equipe e só tenho que agradecer e todos de parabéns”.

Assim como Paulo Manoel, Aguinaldo Valdemar é jardineiro e não perdeu a oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Foi um diferencial muito grande na minha vida. Em nome dos meus colegas do curso o SENAR e a Prefeitura de Gravatá acertaram em cheio com esse curso. Era o que a gente estava precisando: ter uma qualificação melhor, porque mesmo sendo jardineiro a cada dia a gente aprende coisas novas. Para mim, foi muito satisfatório, aprendi muito, como dá para ver que o espaço aqui é pequeno, mas conseguimos modificar ele completamente. Estou muito agradecido ao SENAR e pela prefeitura ter trazido isso para a gente”.

Josias Teles, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, esteve presente no encerramento de mais esse curso oferecido pela prefeitura. “Estamos concluindo esse curso importante, foram três dias de aprendizado e ensinamento em parceria com o SENAR e com o Sindicato Rural de Bezerros. Cuidar das pessoas é isso, é cuidar da formação profissional. A gente sabe que Gravatá tem uma demanda muito importante nessa área de jardinagem e preparar essas pessoas para atender essa demanda é importante. Nós estamos, em nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, muito satisfeitos, transformando esse jardim da sede em um novo local. Parabéns a quem fez parte do curso e agradecer a todos os parceiros”.

Composteira – Uma composteira doméstica, que foi confeccionada pelos próprios alunos, foi sorteada ao final do curso. Ela é uma técnica de decomposição dos alimentos para nutrição do solo e das plantas, como forma de reaproveitamento desses ingredientes que geralmente vão para o lixo. Essa técnica é ideal para quem não tem muito espaço, como quem mora em apartamento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.