Maranguape I, em Paulista, conta com Ecoponto

Equipamento recebe materiais recicláveis

 

Um ecoponto instalado no bairro de Maranguape I, em Paulista, está motivando a população a separar previamente os materiais para reciclagem. O equipamento, localizado na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho, fica aberto de segunda a sábado, da 7h às 17h.

O local é composto por Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEVs), além de absorver restos de poda, móveis, sofás, e até 1m³ de entulhos. Na área de entrega dos itens recicláveis, foi projetado um esquema drive-thru, no qual pode ser feito o descarte dos resíduos de acordo com sua classificação e sem precisar descer do veículo.

Um grande diferencial nos ecopontos da cidade é o espaço troca-troca, onde qualquer cidadão poderá deixar algum objeto que não será mais utilizado em sua casa, mesmo estando em boas condições. Com isso, a população pode doar e receber novos itens, gerando um benefício mútuo e desafogando o sistema de lixo do município.

No caso dos resíduos da construção civil, uma área específica para descarte foi criada, contando com um caminhão poliguindaste para recolher o material e encaminhá-lo ao aterro de inertes.

A iniciativa faz parte de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com a I9 Paulista, empresa responsável pela gestão dos resíduos gerados na cidade.

Sobre o Ecoponto – É uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

São aceitos nesse equipamento os seguintes itens: resíduos de construção civil, como entulhos, móveis e equipamentos domésticos; sobras de poda; pneus; material de coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal); óleo de cozinha; resíduos eletrônicos; pilhas; baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Não são aceitos lixo orgânico, animais mortos e lixo hospitalar, além de contaminantes e químicos.

Crédito das fotos: Aline Beltrão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.