Marca histórica: Prefeitura de Camaragibe vacina mais de seis mil pessoas em apenas um dia

Após ampliar a vacina contra covid para pessoas a partir de 18 anos de idade e abrir um ponto de imunização sem necessidade de agendamento, a Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, chegou a excelente marca de mais de sei mil pessoal vacinadas em apenas um único dia, nessa quarta-feira (18). Até anteontem, Camaragibe já havia vacinado mais de 51% de toda a sua população adulta. Esse número, agora, naturalmente já aumentou. Todos esses dados estão sendo catalogados, inseridos no sistema estadual e enviados aos órgãos de controle em até oito dias.

A marca de seis mil imunizados em apenas um dia só foi possível porque a gestão está vacinando nas 45 unidades de saúde e cinco centros de covid, cobrindo todo o território. O modelo descentralizado adotado pela Secretaria de Saúde, inclusive, foi reconhecido nacionalmente pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que vai premiar a prefeitura. Só a Unidade de Bairro Novo, onde a vacinação não precisa de agendamento, aplicou, ontem, 600 doses em munícipes de todas as idades.

Segundo o secretário de Saúde, Antonio Amato, o dia foi dedicado a uma estratégia que contemplasse o maior número de moradores de maneira responsável. “A última quarta-feira foi recheada de muito trabalho e alegria. Conseguimos atender todos os bairros com a imunização da nova faixa etária, após o recebimento de uma quantidade significativa de vacinas contra a covid. Mesmo com a grande quantidade de pessoas imunizadas, também adotamos a estratégia de armazenar o imunizante para que não faltasse dose para ninguém. A iniciativa visa garantir que todos que estão sendo imunizados possuam o esquema vacinal completo, sem falhas”, destacou.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Maria José Neves, o esquema vacinal segue por meio de agendamento em todas as unidades. “Reduzimos a faixa etária na medida em que novas doses da vacina contra a COVID-19 vão chegando ao município. O avanço segue todas as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, respeitando as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde, porém não medimos esforços para intensificar ainda mais a vacinação em nosso município”, finalizou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.