
Estiveram presentes representantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Agreste
A capoeira é uma expressão cultural que tem o poder de transformação social. “Nas academias de capoeira, formam-se monitores, professores, mestres, mas principalmente cidadãos, que sabem respeitar ao próximo e entendem a importância da democracia. As academias e mestres hoje sofrem com a falta de incentivo e valorização do governo. Isso precisa mudar”, pontuou Maria Arraes, candidata à Câmara Federal, em reunião com grupos e mestres de capoeira de várias regiões do estado neste sábado (20), em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.
“A cultura faz parte do povo e o povo faz parte da cultura. Precisamos valorizar ambos, propondo políticas que gerem o incentivo às academias e centros de capoeira, aos alunos, professores e mestres. Na Câmara Federal, levarei pautas nesse sentido e serei um apoio para Marília, que estará no comando do Governo também lutando pela cultura”, comentou Maria Arraes.
O encontro foi organizado pelo Mestre Suemi, que hoje comemora seus 37 anos como mestre de capoeira e atua em Caruaru e Belo Jardim, no Agreste, além do Recife. Estiveram presentes também professores e mestres de bairros como Pina, Ibura, Coque, Coelhos, Afogados, Casa Amarela, Camaragibe, entre outros.
A candidata a deputada estadual, Cristina Costa, também acompanhou o encontro. Três vezes vereadora de Petrolina, diretora sindical licenciada e vice-presidente do PT, ela é uma das principais lideranças do Sertão do São Francisco.