Mercado de Afogados terá mutirão da saúde com foco na covid-19 e no Setembro Amarelo

Ação da CSURB em parceria com a Secretaria de Saúde do município irá acontecer nesta sexta-feira (10), das 9h às 15h

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) fará nesta sexta-feira (10), junto à Secretaria de Saúde (Sesau) do município, um mutirão para oferta de serviços à população no Mercado e na Feira Nova de Afogados. A ação acontecerá das 9h às 15h e contará com testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e covid-19, cadastro e agendamento da vacina contra a covid-19, entre outras ações.

Durante o mutirão no Mercado de Afogados, também será oferecida vacina contra a gripe para a população em geral; atualização da caderneta de vacinação; atualização e emissão do Cartão SUS; orientações sobre saúde bucal e saúde do homem; distribuição de preservativos e máscara de proteção individual. As pessoas que circularem pelo local ainda terão acesso a informações sobre os protocolos de prevenção da covid-19, além de testagem rápida para a doença e também para sífilis e hepatite C. Os profissionais da Sesau também farão orientações relativas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e de prevenção ao suicídio.

“Através do Mercado de Afogados, que é um centro importante de abastecimento do Recife, vimos a oportunidade para oferecer a um grande número de cidadãos, diversos serviços de saúde, que visam agilizar o processo de imunização da população contra a covid-19 e a gripe, além de outros serviços relacionados à saúde pública”, pontua o Gerente Geral de Mercados e Feiras da CSURB, Diogo Azevedo.

A gerente do Distrito Sanitário V, Ana Beatriz Vasconcelos, reforça a fala do gestor sobre a escolha do Mercado e Feira Nova de Afogados para a realização do mutirão. “Os mercados são locais de grande circulação de pessoas, que podem e devem ser utilizados como espaços de promoção à saúde. Esse tipo de ação facilita o acesso da população ao serviço de saúde e aos cuidados básicos a que todos têm direito”, destaca.

Além desse mutirão, desde o dia 21 de agosto, vários Mercados Públicos do Recife estão recebendo, todo sábado, equipes volantes de colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde para auxiliar quem ainda precisa fazer o cadastro e o agendamento da vacina contra a covid-19 no site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou App do Conecta Recife.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.