Miguel Coelho sai fortalecido da eleição

By 03/10/2022 - 12:56Pernambuco

Apesar de não ter ido ao segundo turno, o candidato a governador Miguel Coelho teve uma votação expressiva, que o coloca como uma nova liderança estadual. O ex-prefeito de Petrolina iniciou a campanha sendo visto como um azarão. Porém, os 884.941 votos dos pernambucanos apontam que Miguel sai muito mais forte do que entrou no processo eleitoral.

Oriundo do menor colégio eleitoral, o candidato do União Brasil tinha o desafio de superar o desconhecimento e apresentar sua trajetória bem sucedida de prefeito de Petrolina e deputado estadual. Miguel não apenas se tornou conhecido, como, nas últimas semanas, teve um crescimento consistente, quando os eleitores começaram a comparar as candidaturas.

Abertas as urnas, Miguel não foi ao segundo turno por apenas 2%. O ex-prefeito de Petrolina obteve 18% dos votos, percentual idêntico ao de Anderson Ferreira e Danilo Cabral, 2% abaixo de Raquel Lyra, e somente 5% atrás de Marília Arraes. Miguel ainda conseguiu o feito de ser o mais votado em 25 municípios. Em sua terra, Petrolina, ele teve um desempenho consagrador, 73% do eleitorado (127 mil votos), maior votação conquistada na história da cidade. Essa foi ainda a maior votação entre as grandes cidades, com mais de 100 mil habitantes.

O grupo político de Miguel ainda conseguiu eleger três deputados federais no União Brasil e cinco estaduais. Destaque para as votações de Fernando Filho, que teve 155 mil votos, e Antonio Coelho (91 mil votos). Ambos foram os deputados federal e estadual sertanejos com maior votação.

Agora, Miguel Coelho trabalhará pela eleição de Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno. O ex-prefeito de Petrolina anunciou o apoio logo após a confirmação dos resultados. Na avaliação de Miguel, Raquel está pronta para tirar Pernambuco da crise socioeconômica. “Eu entendo que Pernambuco estará em boas mãos sob a liderança de Raquel Lyra. Estamos prontos para ajudar no que for necessário nesse segundo turno junto com nosso grupo político e mais de 800 mil eleitores que confiaram em nosso projeto”, disse Miguel em entrevista coletiva.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.