Milton Coelho assume vaga de João Campos como deputado federal e tende a consolidar vaga

Milton Coelho da Silva Neto, o atual chefe de gabinete do Governador Paulo Câmara e primeiro suplente na Câmara Federal pelo PSB de Pernambuco (que assumirá o mandato após posse de João Campos à prefeitura do Recife) tem percurso marcado nos bastidores do Partido Socialista Brasileiro junto a Miguel Arraes, seu fundador, e ao Governador Eduardo Campos.

Sobre Milton Coelho

Nascido em 1964, em Codó, cidade localizada na região Leste do Maranhão, filho de professora e delegado, Milton chegou ao Recife durante a adolescência e formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco aos 23 anos de idade. Prestou concurso e se tornou Auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco em 1991, tornando-se presidente do Sindicontas em 1993.

Pai de família, construiu sua vida em Recife, casando-se em 1988 com a advogada Simone Fabrício, com quem teve três filhos, Mariana, Caio e João. Admirador não só da política, mas também da literatura, costuma exaltar figuras de grande importância como Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Ulysses Guimarães, Lênin, Dom Hélder Câmara, Lima Barreto, Fernando Pessoa, Getúlio Vargas, Vinícius de Moraes, dentre tantos outros nomes encontrados em suas redes sociais; o futuro Deputado Federal é um entusiasta da literatura e da política.

Na política

Milton não só desenvolveu sua carreira política nos bastidores do PSB, como também fez parte da formação partidária, junto a Arraes. Foi presidente regional do partido, vice-prefeito da cidade do Recife, junto ao prefeito da época, João da Costa. Destacou-se enquanto um vice discreto, não assumindo holofotes. Foi, ainda, prefeito do Recife durante 60 dias, no tempo em que o prefeito, João da Costa, precisou se ausentar por questões médicas.

No Governo do Estado, esteve aliado à gestão de Eduardo Campos, nomeado como Secretário de Governo. Durante as eleições presidenciais de 2014, no período em que Eduardo Campos se lançava candidato à Presidência da República, Milton coordenava sua campanha, em São Paulo. No mesmo ano, foi nomeado Secretário de Administração do Estado, na primeira gestão do Governador Paulo Câmara.

Com seu perfil discreto e de grande desenvoltura nos bastidores da política de Pernambuco, Milton, durante as eleições de 2018, consolidou alianças importantes em todas as regiões do Estado, destacando sua performance eleitoral na Mata Norte, Mata Sul, Agrestes e Sertões. Assim, alcançando a vaga de primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro na Câmara baixa do Congresso Nacional, e assumirá o mandato em Janeiro, quando o Deputado Federal João Campos empossar-se como Prefeito do Recife.

Na última eleição de 2018, Milton Coelho conquistou 43 mil votos. Agora, com seu mandato, tende a ampliar a votação e incrementar sua força e alianças nas bases eleitorais, e se consolidar como deputado federal de Pernambuco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.