Mirandiba: morte por Covid-19 vira caso de polícia

By 09/10/2020 - 20:58Sertão Central

Em Mirandiba, localizado no Sertão Central, uma morte por Covid-19 causou revolta, indignação popular, e acabou se tornando motivo para registro de ocorrência policial.

Conforme depreende-se do Boletim de Ocorrência noticiado pela senhora Josileide Maria Moraes, seu companheiro, Vicente Pedro de Moraes, popularmente conhecido como Negão do Salgado, foi vítima do crime de omissão de socorro, ocasionado pelo poder público municipal, mais especificamente, segundo o documento, pela secretária de saúde do município, Ana Isabela Alves Diniz.

Narra o Boletim de Ocorrência que no dia 14 de setembro de 2020, o senhor Vicente Pedro de Moraes foi diagnosticado com Covid-19, sendo a orientação inicial, repassada pela enfermeira responsável pelo PSF da Cohab, de que este ficasse em isolamento, e caso viesse a sentir alguns sintomas que viessem a agravar o seu estado de saúde, que procurasse imediatamente o hospital ou uma unidade de saúde.

No dia 17, o enfermo começou a se sentir mal, tendo sido acompanhado pela sua esposa até a Unidade Mista do município. Chegando nesta, foram atendidos pelo médico de plantão, tendo este ministrado um xarope, encaminhando-o em seguida para o PSF da Projetada. Questionada pela enfermeira presente no PSF, sobre o que levou o casal a sair do isolamento, a Sra. Josileide Maria informou que, como até aquele dia o paciente não havia recebido o devido acompanhamento por parte da secretaria de saúde do município, decidiram tomar alguma iniciativa antes que fosse tarde. Retiraram-se do PSF, e o paciente foi encaminhado novamente à sua residência, mesmo apresentando febre, tosse, e outros sintomas.

No dia 18 de setembro a situação se agravou, e o Sr. Vicente Pedro (Negão do Salgado), se dirigiu novamente à Unidade Mista do município, fazendo uso nesta, durante uma hora, do balão de oxigênio, sendo enviado posteriormente para sua residência, mesmo a situação demandando atenção especial. No dia seguinte a situação se agravou mais ainda, os sintomas demonstraram-se mais agressivos. Após solicitação de uma ambulância, às 14h, o enfermo foi internado na Unidade Mista, foi posteriormente transferido para o Hospital Regional localizado na cidade de Salgueiro-PE, e com a piora no quadro clínico, foi encaminhado para o Hospital Eduardo Campos, localizado na cidade de Serra Talhada-PE. No dia 01 de Outubro, o paciente Vicente Pedro não resistiu e veio a óbito.

Antes de vir a óbito, Vicente Pedro enviou alguns áudios para grupos e Whatsapp, denunciando a situação em que se encontrava, e os desmandos do poder público no trato para com sua pessoa, chegando a acusar administração pública municipal de perseguição política.

Para corroborar com as denúncias efetuados pelo agora falecido, o momento do seu enterro causou verdadeira comoção social e indignação popular, pois, a secretaria de saúde do município não enviou nenhum profissional para acompanhar o ato e fazer os procedimentos necessários. Por vezes, funcionários da funerária tentaram o contato com secretária de saúde, não obtendo êxito. Vídeos e áudios circularam nas redes sociais, após as ocorrências, ocasionando novamente repúdio por parte da população mirandibense.

A Polícia Civil irá apurar de forma atenta os fatos, identificar os autores da possíveis condutas criminosas registradas, encaminhando em seguida todas as apurações ao poder judiciário.

1 Comcentário

  • Polly Santos Mikaelson disse:

    Só por causa da política gente uma vida vale mais que do que partidos políticos se fosse com um de suas famílias vcs não iriam gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre FalaPE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading