Para dar continuidade ao diálogo institucional voltado à criação de um equipamento público de cidadania na cidade de Olinda, membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e representantes da Prefeitura de Olinda visitaram, na manhã desta quarta-feira (30), o Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.
Participaram da visita os promotores de Justiça de Olinda Aline Arroxelas (Infância e Juventude) e Sérgio Souto (Educação), além da assessora do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotora de Justiça Fernanda da Nóbrega, e da coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), procuradora de Justiça Nelma Quaiotti. Pelo município de Olinda estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Souza Silva e demais integrantes da gestão.
O objetivo desse momento foi conhecer a estrutura e os serviços do equipamento para entender de que forma sua operação pode contribuir para a aproximação entre o poder público e a comunidade à sua volta.
De acordo com os promotores de Justiça Aline Arroxelas e Sérgio Souto, a experiência deve auxiliar os integrantes da gestão municipal de Olinda a elaborar o projeto executivo de requalificação do Nascedouro de Peixinhos, iniciativa acordada em reunião realizada entre o MPPE e o prefeito de Olinda no dia 21 de março.
“Foi uma manhã muito rica, especialmente porque foi possível constatar que é possível construir equipamentos integrados à comunidade e voltados a ações de cidadania e dignidade da população. O MPPE espera que a oportunidade venha a contribuir com os esforços para a melhoria das políticas públicas em favor da população olindense”, apontou Aline Arroxelas.
PCR convida o MPPE a integrar iniciativas de cidadania e cultura de paz – além de apresentar o Compaz aos representantes da gestão municipal de Olinda, o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, sugeriu a integração de projetos do MPPE, como o Orelhão Digital e o Nupia, às unidades já existentes do Compaz no Recife.
FONTE: MPPE