Mulheres de Agrestina podem fazer implante gratuito do DIUO método contraceptivo está disponível para todas as mulheres com idade a partir dos 18 anos

By 31/08/2021 - 11:14ColunaFalaPE

No mês de agosto, muitos temas relativos as lutas femininas são discutidos pelo Brasil afora. As discussões são alavancadas principalmente pelo Dia Estadual da “Lei Maria da Penha”, que é o dia 7 de agosto, e pelo Dia Internacional da Igualdade da Mulher, que é o dia 26 de agosto, e trazem à tona as dificuldades e barreiras que as mulheres enfrentam em todas as esferas sociais. E também evidenciam que ainda existe muita resistência ao direito das mulheres de poderem decidir sobre os seus próprios corpos.

Em Agrestina, as mulheres passam por um momento de valorização e reconhecimento, tanto de sua importância para a construção de uma sociedade mais produtiva e igualitária quanto de seu direito a autonomia e poder sobre o próprio corpo e projeto de vida. Assim, o implante gratuito do DIU chegou ao município para somar ao leque de ações voltadas para a valorização da mulher agrestinense.

Todas as mulheres, com idade a partir dos 18 anos e com vida sexual ativa, podem realizar o implante do DIU. Para isso, é necessário apenas ir até o postinho de saúde mais próximo, portando os documentos pessoais e comprovante de residência, e dizer que quer receber o implante do DIU. A mulher vai passar por uma avaliação médica e receber a indicação do melhor tipo do dispositivo para o seu caso.

É preciso deixar claro que, em Agrestina, a mulher decide por ela mesma se quer ou não fazer o implante do DIU!
A gente sabe que muitas dúvidas passam pela cabeça de uma mulher na hora de escolher que método contraceptivo ela deve usar. Então, já adiantamos algumas respostas:

O DIU pode falhar?
A taxa de falha é pequena: para quem utiliza o Kyleena, ela é de 2 em 1.000, para o Mirena é de 1 em 1.000, e DIU de cobre, de 5 a 10 a cada 1.000 em um ano, entre as mulheres que utilizam o método corretamente.

Quem nunca engravidou pode utilizar o DIU?
Sim, mulheres que nunca engravidaram, podem utilizar tanto o DIU hormonal quanto o não hormonal, pois dados na literatura não observaram diferença significativa de expulsão do DIU por idade e história de partos.

Quando o DIU pode ser inserido?
Em qualquer momento do ciclo menstrual. Ou seja, quando a mulher quiser.

Quais são os tipos de DIU que a Saúde de Agrestina oferece?
Estão disponíveis o DIU de cobre e o Mirena. E a decisão de qual é melhor para cada caso, será tomada pela mulher em conjunto com o profissional de saúde que realizar a avaliação dela.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.