Museu da Alepe recebe tapumagem especial para início das obras de restauro

Os primeiros passos para a realização das obras de restauro do Palácio Joaquim Nabuco – antiga sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foram iniciados. As obras estão programadas para o segundo semestre, mas o prédio acaba de receber o isolamento com uma tapumagem especial que reflete as imagens de como ficará esse importante e imponente equipamento histórico e cultural do estado.

De acordo com o primeiro secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães, inicialmente foi colocado o tapume em todo o entorno do prédio para depois vir o serviço de montagem com a perspectiva de como ficará o prédio no futuro”. O serviço de isolamento começou na semana passada e até amanhã toda a montagem estará concluída. Assim, as pessoas que passarem pelo local poderão contemplar imagens belíssimas da obra que será entregue aos pernambucanos”, ressalta o deputado Clodoaldo.

O Palácio tombado pelo patrimônio estadual, já teve seus projetos aprovados pela Prefeitura do Recife, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As ações para a sua manutenção e cuidados estão sendo implementadas pela Primeira Secretaria da Alepe, por meio do secretário Clodoaldo Magalhães. “As iniciativas começaram desde a concepção e realização de contratações, passaram pelos projetos e agora começa efetivamente o pontapé inicial, que é o isolamento do espaço para o início da obra”, explica o primeiro secretário, Clodoaldo.

O imóvel que abrigou a Alepe de 1º de março de 1875 a 1° de agosto de 2017, quando foi transformado em museu, guarda 60 milhões de documentos catalogados, além do mobiliário histórico e obras de arte. Entre o acervo protegido pela instituição, estão leis, petições, atas de reuniões, fotografias e outros documentos que revelam um pouco da história do legislativo pernambucano.

De acordo com Clodoaldo Magalhães, para o prédio histórico foram pensados projetos de Museologia, Luminotecnia, Paisagismo, Acessibilidade e propriamente de Arquitetura e Restauro para recuperar a história da Casa Joaquim Nabuco.

Algumas imagens encaminhadas à imprensa são ilustrativas e trazem uma perspectiva futura.

Assessoria de Comunicação
Rivânia Queiroz
Contatos:
+55 (81) 99735-8028
rivanialqueiroz@gmail.com

Contatos:
+55 81 9601-6046
Primeiro secretário e deputado – Clodoaldo Magalhães

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.