Mutirão de Limpeza da PCR chega a Coqueiral, no Recife

Prefeito João Campos esteve no local na manhã desta terça-feira (31). Na cidade, já foram retiradas mais de 15 mil toneladas de entulhos das vias desde o último sábado (28)

“Ele está vendo a realidade de perto e isso é muito importante para nós. Eu moro aqui há 32 anos e nunca tinha visto a água chegar no volume que foi”, relatou Maurício Cavalcante, morador da Rua Lourenço Bezerra, no Coqueiral, se referindo ao monitoramento realizado nesta terça-feira (31) pelo prefeito do Recife João Campos. O local está recebendo o mutirão de limpeza que atende as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas. Na área, a  Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está com 80 operacionais, com o suporte de 10 veículos, como pás carregadeiras e caminhões-caçamba.

“Mesmo nessa área da cidade, saneada e estruturada, todas as famílias perderam tudo com as chuvas. A gente está passando com a nossa equipe, todos estão mobilizados. Cada área tem um secretário ou secretária para construir as soluções, ajudar todas as famílias”, frisou João Campos enquanto dialogava com os moradores. O gestor ainda frisou que a dragagem do Rio Tejipió é uma prioridade.

A família de Silvana Azevedo, que vive na Rua Lourenço Bezerra, foi uma das atingidas pelo fenômeno Ondas de Leste. “Aqui enche mas nunca nesse nível que aconteceu no sábado. Nós levantamos os móveis, mas a água foi subindo e chegou um ponto que a gente não tinha para onde ir, ficamos nos apoiando nas grades, teve um momento que água já me cobria. Os gatos ficaram em cima do guarda-roupa, os meus dois filhos em cima do freezer. Eu vi a morte. A gente foi para a laje, o vizinho ouviu o nosso desespero e colocou uma escada para a gente passar para casa dele, lá a gente conseguiu ficar num quarto que fica sobre a casa”, contou.

Ainda segundo ela, a presença da Prefeitura no local faz muito diferença para os moradores. “Foi muito importante o prefeito ter vindo aqui na rua hoje, porque ele viu a situação de toda a comunidade, não só a minha, precisamos de tudo, alimentos, colchões, cobertores”, explicou.

Nesta terça-feira (31), a Prefeitura do Recife continua com um efetivo de 2.000 servidores mobilizados para limpeza em toda a cidade. A força-tarefa montada para limpar o município já retirou mais de 15 mil toneladas de entulhos das vias desde o último sábado (28), após as mais intensas chuvas registradas nos últimos 50 anos.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.