Não há futuro sem educação, diz Raquel Lyra em encontro temático do Levanta Pernambuco

By 12/11/2021 - 20:58Pernambuco

“Não vamos sair desta crise se não tivermos estratégias muito claras que direcionem para onde vamos. Essa tarde de escuta e diálogo mostrou que o nosso movimento, uma iniciativa do PSDB- PSC- PL e Cidadania, está no caminho certo. Não há outra forma de fazer o futuro se não for através da educação. O estado precisa enxergar os municípios, os estudantes e professores”, disse a prefeita Raquel Lyra ao abordar os enormes desafios que a educação enfrenta em Pernambuco, durante o primeiro debate temático do Movimento Levanta Pernambuco, na tarde desta sexta, 12, no Recife.
“O desempenho na área da educação aponta que Pernambuco tem baixa competitividade e não está preparado para as altas exigências de conhecimento e qualificação profissional. Se essa situação não se modificar e com a enorme diferença de qualidade do aprendizado nas escolas públicas e privadas, o estado não terá condições de enfrentar, de forma consistente, a pobreza e as desigualdades de oportunidades na sociedade”, revelou o professor Sérgio Buarque, durante apresentação do diagnóstico sobre a área no estado. De acordo com ele, é preciso haver uma articulação entre a administração estadual, municípios e a sociedade para melhoria das escolas públicas em todos os níveis de ensino.
Em seguida, professores, gestores escolares, estudantes, especialistas na área e representantes da sociedade participaram de uma metodologia ativa de troca de experiências a partir do diálogo colaborativo, em que os debatedores se revezavam numa mesa no centro da sala.
Participaram do encontro o ex-governador João Lyra Neto; a deputada estadual Priscila Krause (DEM); o vereador do Recife Alcides Cardoso (DEM); o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Cepa; a secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes Ivaneide de Farias Dantas; a secretária de Educação de Vicência, Eliane Silveira; professores, acadêmicos, empresários, gestores e universitários.
“Como é importante o que estamos nos propondo, andar esse estado e muito mais do que falar, ouvir. Esse foi um momento fundamental para quem faz a política como a gente faz e para quem acredita que podemos transformar a realidade com a política de maneira efetiva e afetiva”, destacou a deputada estadual, Priscila Krause. O vereador Alcides Cardoso registrou que “é essencial o debate sobre a realidade da educação em nosso estado”.
Já o professor universitário Emanuel Souto defendeu que “é preciso entender que a escola precisa pensar num currículo que se materialize de fato. Que o professor trabalhe com competências de habilidades, mas também, que gere empregabilidade, mas que forme um sujeito cidadão com capacidade de intervir e transformar a realidade”, ressaltou.
Para o professore Waldomiro Borges, “a educação de Pernambuco está fracassada, mas a culpa não é de quem está na sala de aula, não é de muitos que estão no esforço cotidiano. Que esse movimento volte a fazer que eu e outras pessoas tenhamos orgulho de ser pernambucanos”.
Ao final do encontro o ex-governador João Lyra Neto fez um balanço deste primeiro debate temático. “Todas as falas desse encontro foram importantes. Precisamos de uma nova educação, de planejamento e acima de tudo de uma verdadeira integração entre o estado e os municípios pernambucanos para avançar num processo que não será rápido, mas será fundamental para nossa sociedade”, finalizou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.