No Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura do Recife entrega mudas de plantas ornamentais e medicinais em pontos de vacinação

Ação no Parque da Macaxeira e na UFPE marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente

O cuidado com o meio ambiente repercute diretamente na qualidade de vida e na saúde da humanidade. Essa foi a mensagem transmitida durante a ação de encerramento da Semana do Meio Ambiente do Recife que ocorreu neste sábado (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – nos pontos de vacinação do Parque da Macaxeira e da UFPE. A Prefeitura do Recife, numa ação coordenada pela vice-prefeita, Isabella de Roldão, com as Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Saúde, entregou mudas de plantas ornamentais e medicinais para quem foi se vacinar nessas localidades.

Com o slogan “Construindo um Recife Mais Sustentável”, a Semana do Meio Ambiente atrelou saúde, esperança e sustentabilidade. Ao todo, 200 mudas ornamentais (das espécies Dracena Vermelha, Dracena Baby, Dracena Verde, Dracena Variegatum e Viuvinha) e medicinais (Artemísia, Capim Santo, Erva Cidreira, Erva Babosa e Alho do Mato) foram entregues nos pontos de vacinação do Parque da Macaxeira e na UFPE. A ação foi acompanhada pela vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro, pela secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e pela gerente do Distrito Sanitário VII, Renata Guimarães.

A vice-prefeita reforçou que sustentabilidade e saúde andam lado a lado. “A pandemia da covid-19 tem nos mostrado como as atitudes individuais se refletem no coletivo. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, distribuímos mudas de plantas para multiplicar o verde na nossa cidade. Um lembrete de que sustentabilidade e saúde caminham juntas. Nossa alegria é imensa em presenciar as pessoas renovando as esperanças a partir da vacina e do cuidado com o meio ambiente. Cada vez mais precisamos olhar para dentro e nos reconhecermos como parte do todo, que é o nosso planeta. Atitudes simples do nosso dia a dia fazem uma grande diferença”, pontuou Isabella.

Já o secretário de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro, avaliou como positivo o resultado da Semana do Meio Ambiente do Recife. “Foram cinco dias de atividades. Plantamos cerca de 152 árvores, realizamos webinários, palestras e encerramos nossa programação com uma dose de esperança e sustentabilidade. Essa ação da entrega de mudas nos pontos de vacinação renova nossa energia e aumenta a conscientização das pessoas sobre o papel do meio ambiente”, comentou.

A secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, também reforçou a integração entre saúde e meio ambiente. “Hoje estamos numa ação integrada do Dia Mundial do Meio Ambiente e aproveitamos a oportunidade para lembrar à população de que quem cuida do meio ambiente também cuida da saúde. Hoje, quem vier se vacinar poderá levar uma muda de planta como símbolo desse dia tão especial”, destacou.

A Gerente do Distrito Sanitário VII, Renata Guimarães, destacou a importância das plantas para o planeta. “Muito bom porque junta a vacinação com a sustentabilidade. A planta faz parte do ambiente da gente. Essa entrega é boa porque quanto mais plantarmos melhor para o planeta”, afirmou. Ela ainda valorizou o comparecimento de todas e todos os recifenses na vacinação. “Uma emoção muito grande. A vacinação é uma forma da gente trazer mais vida para as pessoas”, declarou.

Uma das recifenses vacinadas hoje no Parque da Macaxeira, Dona Aurenir Patrícia, 50 anos, ficou encantada com a ação. “Ao chegar, além de tomar uma dose de esperança, ainda ganhei um presente lindo, uma muda de planta. Eu amo plantas e sei da importância delas para o nosso bem-estar. Fiquei encantada com a recepção e o carinho de todos”, comemorou.

Já a agente pastoral Rosilene Auferes, de 53 anos, valorizou a importância das plantas tanto como ornamentação como para o uso medicinal. “Adorei mesmo. Ainda mais com essas plantas que servem tanto para ornamentar como para a produção de chás bons para a saúde. Gostei do incentivo. Agradeço de coração”, disse após receber a muda e a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Muita gente que se vacinou hoje no Parque da Macaxeira se emocionou após receber as doses de esperança. Foi o caso de Camila Nascimento, 32 anos, profissional da educação. “Eu sou a primeira a ser vacinada da minha casa. Não sei explicar essa emoção. Sabemos o quanto é importante a saúde e a educação para promover vidas. A pandemia foi muito complicada pelos desafios impostos. Trabalho ensinando a pessoas de mais idade e tivemos que nos reinventar com a tecnologia. Mas estamos indo com muita fé”, afirmou, após receber a primeira dose.

O auxiliar financeiro José Paulo, 57 anos, elogiou o processo de agendamento no Recife. “Foi muito rápido. Chegamos cedo, mas foi muito ágil”, disse. Ele também mandou uma mensagem especial para quem já pode se vacinar. “Quem não tomou porque está com medo tire esse receio. É bom a gente evitar logo a doença antes que venha o mal.”

A Semana do Meio Ambiente começou na última terça-feira (1) e seguiu até este sábado (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao longo da semana, diversas ações ajudaram na conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental, com foco em áreas relevantes, como mudanças climáticas, arborização, educação ambiental e sustentabilidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.