No Polo Copa, tensão do primeiro tempo dá lugar ao êxtase com estreia vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo

Prefeitura do Recife montou programação especial com dois telões no Bairro do Recife para transmissão das partidas da Seleção Brasileira

Embora o clima fosse de festa desde o início nas imediações do Cais da Alfândega, os primeiros 45 minutos da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar foram de apreensão. O fim em 2 a 0 diante da Sérvia colocou ponto final apenas na partida – os torcedores presentes no Polo Copa da Prefeitura do Recife puderam seguir festejando o pós-jogo com outras atrações. A transmissão aconteceu também na Praça do Arsenal. Os dois pontos contaram com apresentações artísticas antes e depois de cada embate. Toda a programação é uma articulação da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O casal Adson de Nóbrega (22) e Maria Cecília (21) levou a filha Violeta Sofia, de dois anos, para sentir o clima de Copa do Mundo. Em nenhum momento, mesmo no 0 a 0, chegaram a duvidar do triunfo da Amarelinha. “Estamos confiantes, sim. Sem dúvida que sairemos com a vitória daqui. Essa menina aqui mesmo está é animada, gostando muito”, contou Cecília, apontando para Violeta. “Jogo grande assim a gente gosta é de sair e procurar telão pela rua, o clima é muito melhor”, frisou Adson.

E teve mais criança iniciando com pé quente a trajetória em Copas do Mundo. Vinícius Mariano, de só um ano e oito meses, marcou presença junto ao pai, Everton Mariano, de 28 anos. A ideia inicial seria acompanhar tudo em casa, mas a decisão mudou em pouco tempo. “A princípio, conversamos entre amigos e assistiríamos em casa. Mas nesse papo, achamos que seria melhor vir pra cá mesmo, e foi a melhor decisão. O clima está muito massa”, destacou, apontando para o filho e tentando dar algumas dicas ao pequeno. “Já estamos incentivando esse aqui a gritar gol”.

Gol que quem gritou empolgado foi o Ícaro Fabrício, de dois anos, que festejou badalado pelo incentivo da avó, Jaciara Lima, 56 anos. “Vim com ele, minha neta e minha irmã. O clima com esse povo tem sido o melhor possível. Gostei muito aqui da praça do Arsenal, eles gostam do agito e ficaram bem confortáveis aqui. Vamos aparecer mais vezes”, prometeu. No Cais da Alfândega, a festa da torcida começou com Silvana Salazar, às 15h. Durante o intervalo, Orquestra Jonas Taurino embalou a espera para a segunda etapa. Depois do jogo, às 18h, Geraldinho Lins garantiu o final feliz da programação. O local conta com um telão de 9×5, além de palco para shows.

No Arsenal, a programação começou às 15h, com apresentações das orquestras Evoé e Rosemblit antes, no intervalo e depois do jogo, Um telão de 6×4 foi montado na Praça, para a torcida não perder nenhum lance da estreia – e dos próximos jogos da Seleção Brasileira.

Polo Copa – Convidando o Recife todo a torcer, a Prefeitura juntou cultura e futebol numa programação pé quente, que começou neste dia 24, quinta-feira. Embalada pelos acordes que nunca cessam na capital pernambucana, que sabe o que é ganhar títulos, como o de cidade da música, reconhecida pela Unesco, os jogos da primeira fase serão transmitidos em dois locais: na Praça do Arsenal e no Cais da Alfândega, às 16h, nos dias 24 e 2, e às 13h, no dia 28.

Demais serviços:

SAÚDE – Os dois polos contaram com 10 motolâncias, 3 unidades de suporte básico e 19 profissionais.

TRABALHO/CONTROLE URBANO – Seis barracas de empreendedores cadastrados no Prodarte comercializam comidas e bebidas no Cais da Alfândega.

TRÂNSITO – Para garantir a segurança viária do público e a montagem do palco, o Cais da Alfândega foi fechado e permanecerá assim até a desmontagem, que dependerá do avanço da seleção brasileira no campeonato. Os condutores que vêm do Cais do Apolo e desejam acessar a Ponte Giratória ou a Avenida Alfredo Lisboa podem utilizar a Rua Madre de Deus como rota alternativa. No caso do Polo na Praça do Arsenal, não haverá fechamento de via, apenas em caso de grande público. Cerca de 10 agentes e orientadores estão no entorno do bairro do Recife para auxiliar condutores e pedestres. Além disso, a Central de Operações de Trânsito está fazendo o monitoramento por 24h e enviando reforço no efetivo, se necessário. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo 0800.081.1078.

SEGURANÇA URBANA – Um efetivo de 60 profissionais atuou, das 13h às 21h, nos dois locais de festa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.