Novenas marcam celebrações a Nossa Senhora da Conceição

Os católicos que quiserem antecipar suas homenagens à Nossa Senhora da Conceição poderão participar hoje do terceiro dia da novena, que tem como tema Maria e a Assembleia Eucarística. Ao todo, serão celebradas cinco Santas Missas, às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos. O responsável pelas celebrações será o Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Nazaré da Mata. O Solene Novenário será realizado, às 19h, com a presidência de bispos, párocos e subtemas que vão ser explanados a cada noite.
As celebrações à santa começaram no último sábado (28), mas a movimentação foi um pouco abaixo do esperado. Para o reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro, padre Luiz Vieira Gomes, um conjunto de fatores podem ter influenciado o fenômeno, como o segundo turno das eleições municipais, as chuvas que caíram no fim de semana e até mesmo o receio de alguns fiéis em relação à pandemia do novo coronavírus.

No entanto, padre Luiz Vieira Gomes ressaltou que os devotos podem ficar tranquilos, pois foi montada toda uma estrutura composta por toldos e gradis, além de oito pias com água e sabão está montada na área correspondente ao Santuário Arquidiocesano. Além da montagem estrutural, as portas da Igreja estão sendo retiradas para uma maior circulação de ar e uma equipe com cerca de 300 voluntários, munidos de máscara, escudo facial, álcool gel e termômetro está capacitada e pronta para acolher os devotos que decidirem vir ao Morro da Conceição.

Nossa expectativa é de a gente ter um público bom até o dia 8 de dezembro. Nossa capacidade é de receber por missa cerca de 600 pessoas sentadas, respeitando o distanciamento, dentro das normas exigidas neste tempo de pandemia que estamos vivendo. O Santuário está encantador, bonito, um espaço muito especial, de uma maneira muito diferente e própria de acordo com o momento que estamos vivendo. Estamos preparados com muita alegria para atender os devotos de Nossa Senhora da Conceição”, disse o padre.
O religioso informou que quem estiver com suspeita de Covid-19 ou morar com alguém que testou positivo para a doença pode acompanhar as celebrações pela internet. “Vamos transmitir várias missas pelas redes sociais durante a semana”, disse.

Folha de Pernambuco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.