NUCA de Gravatá participa de intercâmbio cultural no município de Caruaru

Experiência vivenciada pelos jovens é enriquecedora culturalmente

Os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes participaram, nesta quinta-feira (07), de um intercâmbio cultural, em Caruaru, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que compõe a programação de atividades para a certificação do Selo Unicef, a qual o município concorre.

A atividade visou o enriquecimento cultural dos adolescentes, com troca de conhecimentos e vivências, e começou no Projeto Juventude Vitalina, que fica no Centro Integrado de Direitos Humanos, bairro Maurício de Nassau. A acolhida se deu com diversas apresentações culturais dos adolescentes de Caruaru, com sanfona, percussão, guitarra, canto, teatro e dança.

Depois a atividade continuou no Alto do Moura, onde foi apresentado a cultura da manufatura do barro, através da cerâmica figurativa e sua importância econômica, inclusive, com a participação dos adolescentes em oficinas com as meninas do Grupo Flor do Barro – Mulheres na Arte Figurativa do Alto do Moura, visitação à Casa do Mestre Vitalino e exposição natalina com peças feita de barro.

Finalizando esse dia incrível, ocorreu a visita ao Monte Bom Jesus, com explanação acerca da historicidade do local e outros aspectos geográficos da cidade.

Bruna Camila, 15 anos, no nuca gravatá, comenta que: “mais uma super interessante ação do NUCA! A gente tá conhecendo gente nova, a rotina dos adolescentes de Caruaru, os projetos sociais, os pontos turísticos, a cultura do barro, que é linda! Eu até consegui fazer duas peças”.

Para a coordenadora do Projeto Juventude Vitalina, Sabrina Tôrres, o evento é de extrema importância para que os jovens possam conhecer novas culturas, estreitar laços e aprenderem um pouco mais sobre suas raízes. “Estamos felizes de realizar esse intercâmbio cultural. Uma ação importante para nossos jovens, ambiente para fazer amizades e aprender mais sobre a história local”.

Artur Felipe, mobilizador do NUCA, fala sobre essa ação: “Mais uma ação realizada com sucesso, com os adolescentes componentes do NUCA. Troca de experiências e vivência cultural é o saldo desta atividade, que vem a somar com tantas outras já realizadas esse ano”.

Estiveram na ocasião, acompanhando os jovens, o secretário executivo do COMDICA, Danilo Barbosa, o mobilizador do NUCA, Artur Felipe, a mobilizadora da Assistência Social e secretária executiva da Secretaria da Mulher, Gleizy Gueiros, e a enfermeira da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Saúde, Amanda Gabriela.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.