NUCA realiza confraternização e balanço do primeiro ano de atividades em Gravatá

By 16/12/2022 - 15:28Agreste Central

Prefeito Joselito Gomes participou da atividade junto aos mobilizadores, secretários municipais e adolescentes

A tarde da quinta-feira (15) ficou marcada para os adolescentes de Gravatá que compõem o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA. Isso porque eles estiveram reunidos com pais, mobilizadores, secretários municipais e o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, para um encontro especial: a confraternização do grupo, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, onde eles puderam relembrar todas as atividades realizadas ao longo do ano de 2022.

Estiveram presentes os secretários municipais de Saúde, Laércio Lemos, de Educação, Ninha Professora, da Mulher, Ester Gomes, de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, do executivo do COMDICA, Danilo Barbosa, além dos mobilizadores do Selo Unicef, Leonardo Lima (Saúde), Fabiana Torres (Educação), Artur Felipe (NUCA) e da articuladora do Selo Unicef em Gravatá e presidente do COMDICA, Irmã Velúzia Rodrigues do Nascimento.

Integrante do NUCA desde o início, Tiago Manuel, de 15 anos, fala sobre a experiência vivenciada. “O NUCA é uma experiência incrível, que na verdade, em nenhum outro momento eu encontrei essa experiencia. Pretendo trazer outros jovens para ter a mesma experiencia que eu. Aprendemos coisas que a gente não sabia. Um dos assuntos muito importantes, foi sobre o preconceito, que a gente vive na sociedade hoje em dia. E também foi muito bom viajar com o grupo, conhecer outro NUCA e trocar experiências”.

O mobilizador do NUCA, Artur Filipe, que tem atuado com a juventude no município de Gravatá enfatiza a necessidade de ter um grupo participativo. “Neste primeiro ano do NUCA foi muito gratificante. A experiência que estamos tendo com esses adolescentes, a gestão do prefeito Padre Joselito está investindo nesses adolescentes, cuidando da cidadania, o importante é isso. E nós conseguimos reunir adolescentes de vários bairros do nosso município e hoje não é só um grupo do NUCA, é um grupo de amigos, pessoas que se importam umas pelas outras. Convidamos os jovens para participarem desse grupo que vocês irão crescer bastante”.

A articuladora do Selo Unicef em Gravatá, Irmã Veluzia Rodrigues do Nascimento destaca a importância do trabalho no município. “O NUCA é imprescindível para que o município possa ganhar certificação do Selo Unicef. Na realidade, essa certificação vai trazer uma vida com mais direitos para a criança e adolescentes. Então se não escuta os adolescentes fica difícil. O que a Unicef que é que a gente escute os adolescentes, que eles tenham vez e voz, que eles possam sugerir o que pode ser melhor na vida deles. Não estamos concorrendo com outras cidades, estamos concorrendo com nós mesmos. Se a gente fizer um bom trabalho, receberemos essa certificação”, destaca.

Joselito Gomes prefeito de Gravatá, fez uma avaliação do primeiro ano das atividades do NUCA. “Este ano de 2022 foi bastante positivo na caminhada do NUCA. As secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Juventude, estiveram fortalecidas nessa caminhada, mas também, Secretaria da Mulher e outras participando juntas desse trabalho aos adolescentes. Além disso, não tivemos um grupo fechado, voltado só para Gravatá. O grupo visitou outro município, teve contato com outro NUCA e outras culturas que vem fortalecer essa caminhada importante, com reflexão, estudo de temas para os adolescentes. E no próximo ano, queremos avançar nesse trabalho. Ampliar sua ação, e na Casa da Juventude em Gravatá, o NUCA terá um seu espaço próprio”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.