Núcleo de mulheres do MDB Pernambuco promove seminário para estimular participação feminina na política

By 15/12/2021 - 12:12Pernambuco

O MDB Mulher de Pernambuco promove, na próxima sexta-feira (17), das 8h às 12h, a segunda edição do seminário “Mulher Mais Política”. O encontro será realizado no hotel D’Ouro, no bairro da Boa Vista, e tem como objetivo principal incentivar e fortalecer a participação feminina na vida pública.

Para falar sobre temas como empoderamento e atuação das mulheres na política partidária, além de impulsionar candidaturas femininas nos próximos pleitos eleitorais, este ano, a direção da sigla convidou a professora e advogada Elisiane da Silva, e a cientista política Gabriela Rollemberg, que também é advogada e especialista em Direito Eleitoral. Após as palestras, haverá, ainda, um debate com a participação do público presente.

“A iniciativa é uma forma que o nosso partido encontrou para estimular que mais mulheres ocupem cargos de liderança política, possibilitando assim uma democracia mais sólida e representativa”, afirma o presidente estadual do MDB, deputado federal Raul Henry.

Durante o evento, as palestrantes serão condecoradas com o Prêmio Bárbara de Alencar, lançado em 2020 em homenagem a sertaneja de Exu, que foi a única mulher a participar ativamente da Revolução Pernambucana de 1817 e a primeira presa política do Brasil.

“A premiação tem como objetivo reconhecer personalidades femininas que se destacaram, ao longo do ano, em sua atuação política e social”, ressalta a presidente do MDB Mulher de Pernambuco, Miriam Lacerda.

Miriam acrescenta, ainda, que as homenageadas receberão como lembrança o ovo em cerâmica do artista plástico Francisco Brennand e explica: “é uma peça que simboliza a imortalidade, pois para o escultor as coisas são eternas porque se reproduzem e o ovo representa a vida”.

*PERFIS DAS PALESTRANTES:*

*Elisiane da Silva*

Professora e Advogada, Diretora do Instituto Educacional Essência do Saber e consultora do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, que já capacitou mais de 300 mil alunos e conta com uma rede de voluntariado nos 27 estados da federação.

Editora, organizadora de mais de 20 obras escritas, produtora de conteúdos e conferencista na área da ciência política e da gestão pública. Ocupou o cargo de vereadora aos 21 anos, quando relatou a Lei Orgânica do Município de Tramandaí.

Também participou da implantação do município de Maquiné como Secretária de Administração e Fazenda; implantou a legislação que criou e organizou a Controladoria Geral do Município de Tramandaí/RS em 2001.

Conferencista e Consultora na área de educação, cidadania, transparência na administração pública, controle social e responsabilidade na gestão fiscal.

*Gabriela Rollemberg*

Advogada e Cientista Política. Especialista em Direito Eleitoral pela LFG. Possui 15 anos de experiência em campanhas eleitorais de parlamentares, governadores, prefeitos e Presidentes da República.

É sócia fundadora do escritório Gabriela Rollemberg Advocacia – GRA, reconhecido por sua ampla litigância nos Tribunais Superiores, especialmente em temas de Direito Eleitoral. Membro-fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP e da “Elas Pedem Vista”.

É também fundadora e CEO da Quero Você Eleita, um laboratório de inovação política para potencializar a atuação de lideranças femininas nos espaços de poder. Professora em diversos cursos de pós-graduação, dentre eles o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e a Escola Nacional de Advocacia (ENA).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.