Outubro Rosa: Prefeitura de Gravatá leva conhecimento e atendimento médico preventivo às usuárias da USF Ana Caminha

Conscientização e cuidado prévio são cruciais para o enfrentamento ao câncer de mama

Em uma ação realizada na manhã desta quinta-feira (14), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou às usuárias da USF Ana Caminha, no bairro Área Verde, um momento de conscientização, conhecimento e consulta preventiva sobre o câncer de mama.

As mulheres participaram de uma palestra com a médica de Família e Comunidade, Juliana Neves, que trouxe a temática da importância do autoexame e, logo depois, desfrutaram de um lanche oferecido pela equipe de saúde, seguindo para as consultas.

A moradora do bairro, Ana Maria Rodrigues, dona de casa, estava agradecida pela ação da gestão municipal do prefeito Joselito Gomes e expressou a sua alegria. “Nós mulheres precisamos entender que a prevenção sobre o câncer de mama é muito importante. É muito gratificante para nós ter uma equipe como temos aqui em Gravatá, que se preocupar com os problemas, com a saúde da mulher, com a saúde em geral. Aqui nós temos uma equipe muito boa, os enfermeiros, a médica, dentista, as assistentes, tudo é bom aqui. Eu tenho família que mora longe e não tem esse privilégio, inclusive mora em Brasília, mas elas não têm um posto de saúde pra acompanhar. Se não tiver um plano de saúde ou dinheiro, quando chega lá já chega quase morto, porque não tem uma equipe que vai cuidar, que vai orientar, a equipe aqui é maravilhosa.”

A médica Juliana Neves fala sobre a ação. “A gente organizou um mês inteiro pra trazer para as mulheres essa mensagem de prevenção do câncer de mama. A gente hoje abordou com todas elas os fatores ambientais, essa mensagem d prevenir no sentido de trazer a saúde também, de fazer uma caminhada, um exercício físico, ter boa alimentação, amamentar, que uma das coisas que mais traz prevenção para o câncer de mama é a amamentação. Esse atendimento mais voltado realmente para o estilo de vida, para a prevenção, e a gente trazer para a mulher essa ideia dela sempre se cuidar.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.