Gravatá: Padre Joselito inaugura Casa dos Conselhos de Assistência Social

By 25/11/2021 - 07:52Agreste Central

Local será usado para criar políticas públicas que serão voltadas para a população do município

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, inaugurou um equipamento que será muito útil para a sociedade gravataense: a Casa dos Conselhos de Assistência Social, no bairro do Prado.

O local, que conta com recepção, sala de reuniões, copa e banheiro, vai receber as reuniões que vão pensar em políticas públicas voltadas para a população gravataense.

A solenidade de entrega teve a presença do gestor municipal, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e os executivos da pasta, Danilo Souza e Gleizy Gueiros, do chefe de gabinete, Lucas Noia, do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, do secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, do secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, das secretárias executivas de Governo, Daniela Caroline e Sheila Cartaxo Apolinário, além de demais funcionários da prefeitura e do vereador Neném de Uruçu.

Na ocasião, foi assinado o Plano Municipal de Assistência Social, que é o instrumento que conduzirá todas as ações de políticas públicas ligadas à assistência social, que serão postas em prática no período de 2022 a 2025.

A sala de reuniões recebeu o nome de Maria da Paz Leite Araújo, que faleceu no último mês de setembro e a família dela estava presente na solenidade de inauguração.

Uma dos oito filhos de Maria da Paz é a freira, professora e assistente social, Maria Lúcia Leite Teixeira de Araújo. Ela falou como a família recebeu a honraria. “Recebemos essa homenagem com muita alegria e entendendo que toda essa homenagem foi feita foi porque ela atingiu todos. Certamente mais de 50% das pessoas que estão aqui hoje receberam conselhos dela, incentivos e fortaleza para seguir adiante. Isso deixa a gente muito feliz, porque não só nós da família, mas todo povo recebeu dela algum incentivo, de modo especial ela representava na sociedade o Círculo Operário, que também é fruto do trabalho, do esforço e do sonho dela”.

A secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, falou porque a prefeitura prestou essa homenagem à dona Maria da Paz. “Fazer homenagem a Dona da Paz é fazer até justiça social. É a gente poder mostrar o quanto ela foi importante na nossa sociedade, para o povo de Gravatá. Fez história, construiu um legado e nada mais justo a gente trazer hoje o nome dela na nossa sala de reunião, onde a gente vai poder discutir políticas públicas, tomar decisões na vida das pessoas e eu tenho certeza de que ela estará presente espiritualmente aqui, incentivando, iluminando, intercedendo por nós nas tomadas de decisões. Ela era uma pessoa que tinha um olhar humano, de Deus, ela também tinha compromisso com as pessoas”.

O prefeito Joselito Gomes falou como o espaço será importante para a sociedade gravataense. “Essa casa será muito útil, pois posso dizer que é um espaço democrático. Através dos conselhos, temos na gestão uma participação ampla das pessoas e a partir daí que vamos construindo as políticas públicas que de fato atendam aquelas necessidades urgentes das pessoas. Por isso, hoje estamos inaugurando a Casa dos Conselhos, que recebeu o nome de Dona da Paz. Nada melhor do que ela para ser uma referência, uma pessoa inspiradora para que de fato esse espaço democrático possa funcionar e possamos então obter os resultados positivos que precisamos, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

A Casa dos Conselhos vai abrigar as reuniões dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, de Segurança Alimentar e Nutricional, da Juventude, da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Gravatá.

Foto: Nilson Silva (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.