Parceria das Secretarias de Saúde de Gravatá e de Pernambuco leva conhecimentos sobre agrotóxicos aos agricultores do município

By 01/12/2022 - 13:22Agreste Central

Além disso, teve ações de vacinação, testagem e cadastramento dos trabalhadores rurais de Gravatá

Na manhã desta quinta-feira (01), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá, aconteceu uma palestra esclarecedora sobre o uso dos agrotóxicos para os trabalhadores rurais do município.

Além da testagem de HIV, Sífilis, COVID-19, aferição de pressão e dosagem de glicose, vacinação de COVID-19, antitetânica, gripe, febre amarela e cadastramento dos trabalhadores rurais que utilizam agrotóxicos para que seja emitida sua carteira de identificação.

Essa ação foi uma parceria da Secretaria de Saúde de Pernambuco, por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), e da Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá com articulação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Ítalo Henrique, coordenador de Vigilância Ambiental, fala da importância da mobilização dessa ação: “A gente fala sobre um plano que se chama V spec que é a Vigilância em Saúde a população exposta a agrotóxicos. É um tema polêmico, mas que é necessário que aconteça nesse momento no município, é uma reflexão sobre os atos que a gente tem feito e esse atos dentro da agricultura reflete na saúde do agricultor”.

Para Adriana Guerra, gerente de vigilância e saúde ambiental do trabalhador da Secretaria de Saúde de Pernambuco, é uma oficina informativa para que os agricultores tenham consciência do uso de agrotóxicos em seus produtos: “É importante a gente discutir essa temática com o município, com os profissionais de saúde e com os agricultores, considerando a grande potencialidade de causar riscos e danos a saúde com o uso dos agrotóxicos. A gente sabe o quanto Gravatá é forte nessa questão da agricultura, sobretudo com os cultivos das flores e é importante a gente fazer essa conversa com eles para que a gente consiga minimizar esses riscos, esses efeitos dos agrotóxicos na saúde destes trabalhadores e trabalhadoras”.

O prefeito Joselito Gomes, marcou presença e deixa sua mensagem para que os agricultores fiquem atentos ao uso dos agrotóxicos: “Estou aqui no Sindicato Rural de Gravatá fazendo a abertura da ação que o Governo do Estado junto a Secretaria de Saúde do Município de Gravatá vem realizar junto a população da zona rural, ou seja, agricultores e agricultoras, que diariamente através do trabalho, a plantação, do cultivo, eles precisam utilizar um determinado tipo de veneno para combater as pragas e é importante saber qual tipo e modo que deve utilizar. Um momento muito necessário e muito oportuno para que esse evento aconteça trazendo o esclarecimento. O importante de tudo isso é que tenhamos saúde e a vida em primeiro lugar porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.