Parceria entre Secretaria de Educação de Gravatá, TCE e SEBRAE promove palestras sobre formalização para motoristas de transporte escolar

By 02/09/2021 - 11:55Agreste Central

Iniciativa prestigiou profissionais que têm interesse em participar de processo licitatório da Prefeitura

A tarde desta terça-feira (01) foi dedicada à Capacitação sobre a formalização da atividade de transporte escolar, uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e a mesa foi formada pela secretária da pasta de Gravatá, Ninha Professora, o auditor do TCE, Vaudo Araújo Medeiros, e a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Fabiana Dayse.

O tema da primeira palestra, ministrada pelo auditor do TCE, foi “Participação em Licitação Política – Pregão Presencial”, que explicou o processo licitatório que a Prefeitura vai realizar em breve para escolher os prestadores de serviço que serão responsáveis pelo transporte escolar da Rede Municipal de Ensino.

A segunda palestra foi realizada pela consultora do SEBRAE, Cláudia Gouveia, que falou com a plateia sobre a formalização do MEI, com o tema “Microempreendedor Individual: A formalização ao alcance de quem trabalha por conta própria”.

A motorista Juciere Maria, de 37 anos, trabalha há 15 deles na área. Ela participou do evento e opinou sobre a iniciativa da Prefeitura e do TCE. “Antes, a gente não tinha assistência, porque as empresas contratadas não eram daqui da redondeza e ficava difícil para nós termos acesso. Com esse evento, o nosso ânimo vai melhorar porque a contratação será direta com o motorista e isso só tem a favorecer a gente”.

A analista do SEBRAE, Fabiana Dayse, falou sobre a participação do serviço no evento. “A Prefeitura de Gravatá, junto com o TCE, está com interesse em contratar os profissionais da área do transporte escolar e quer valorizar a mão-de-obra do município. O SEBRAE foi solicitado para instruir essas pessoas para que elas se formalizassem e pudessem participar da licitação”.

O auditor Vaudo Araújo Medeiros explicou porque houve essa iniciativa. “O Tribunal vem trabalhando em parceria com a Prefeitura, em que foi lançada a ideia para o evento e o SEBRAE se prontificou para disponibilizar as palestras. A ideia era que o evento fosse realizado da forma mais abrangente possível para que o número de interessados que viesse tivesse acesso à informação para poder participar da licitação que está por vir. Então, desde o início a Prefeitura tem sido uma grande parceira do TCE, estamos trabalhando em alguns municípios fazendo a etapa de amadurecimento da ideia, mas a Prefeitura de Gravatá tem estado junto conosco e a gente tem avançado, conseguido bons resultados, esperamos que o desfecho desse trabalho seja benéfico tanto para a população, quanto para os prestadores de serviço e atendendo a legalidade”.

A Secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, explicou que: “No início da gestão do prefeito Padre Joselito, o TCE nos procurou e Gravatá faz parte de um projeto piloto do Tribunal de Contas do Estado. São cinco municípios que fazem parte e nós estamos entre eles. É um sistema de inovação do transporte escolar para oferecer qualidade do serviço aos alunos através do Microempreendedor Individual. Quem teve transporte escolar ou que quer trabalhar com essa atividade faz o cadastro no MEI e concorre à licitação para fazer, em breve, o transporte dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Gravatá”.

A Sala do Empreendedor de Gravatá, que atua em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também esteve presente no evento, representada por Maria Cicília Alves Sercundes e Maria Eduarda Rocha.

Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.