Paulista divulga fotos vencedoras do Primeiro Concurso de Fotografias da SEMA

A Prefeitura Municipal do Paulista divulgou os vencedores do I Concurso Fotográfico – Olhares Ambientais, promovido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Os primeiros colocados foram Juliana Falcão (1º lugar), Leandro Paris (2º lugar) e Elisângela Melo (3º lugar). Devido às fortes chuvas, a programação da Semana de Meio Ambiente foi adiada para o dia 26 de junho. 

O concurso acontece por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente – (SEDURTMA), sendo mediado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU).

Os autores das fotografias premiadas receberão trófeu (1º, 2º e 3º lugar) e kit personalizado no dia 26 de junho. Conforme dispõe o edital, foram selecionadas 10 fotos pelos servidores da pasta. As imagens foram encaminhadas para o fotógrafo profissional Robson Dias, que selecionou cinco. Depois, as fotografias escolhidas disputaram o voto popular.

O objetivo do “Olhares Ambientais” é destacar a biodiversidade existente e valorizar a fauna e a flora locais. Os avaliadores observam os registros fotográficos de espécies vegetais e animais nativas da Mata Atlântica, além de paisagens naturais diversas como área de mata, manguezais, praias e rios. 

Veja como foi a competição

O candidato precisou cumprir as seguintes etapas:

1 – Seguir nas redes sociais os perfis @sema_paulista e @paulista.tartarugasmarinhas;

2 – Postar apenas uma fotografia por participante no feed do seu perfil no Instagram. A imagem concorreu entre os dias 14 e 22 de maio de 2022.

3 – Informar na legenda: título da foto, nome completo do autor (a), local onde foi realizada a fotografia, e adicionar a hashtag: #olharesambientaisdopaulista;

4 – Marcar @sema_paulista na postagem, para efetivar a inscrição. 

Os participantes que enviaram as fotos para o concurso automaticamente autorizaram a divulgação das imagens nas redes sociais da Prefeitura, com os devidos créditos fornecidos ao autor. 

Seleção

As fotografias participantes do concurso foram pré-selecionadas – máximo de 10 (dez) fotografias – pelos servidores efetivos da equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) entre os dias 22 e 23 de maio de 2022, de acordo com os seguintes critérios:

– Pertinência da fotografia em relação ao tema do concurso;

– Relevância em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia;

– Criatividade;

– Originalidade.

NÃO foram aceitas fotografias com efeitos digitais ou manipulação da imagem de qualquer natureza, como bordas, molduras, retoque, inserção ou remoção de conteúdo da imagem.

O fotógrafo profissional Robson Dias fez a seleção de acordo com os seguintes critérios:

– Qualidade da imagem

– Composição de imagem

– Qualidade Artística

– Criatividade

– Originalidade

As fotografias foram publicadas no feed do Instagram do @sema_paulista para votação popular entre os dias 26 a 29 de maio. Entre as cinco (5) fotos selecionadas, aquelas que receberam mais curtidas ficaram em 1º, 2° e 3º lugar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.