Paulista se prepara para receber Censo do IBGE em 2022

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio do Gabinete do Prefeito, recebeu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (19/11). Foi realizada a reunião de acompanhamento sobre a realização do Censo Demográfico 2022, no trimestre de junho a agosto, a fim de visitar as residências do município. Representando o Prefeito Yves Ribeiro, o Chefe de Gabinete, Marcos Educardo, acompanhado da assessora Margareth Pires, iniciou a reunião.

“O Prefeito Yves Ribeiro determinou que a Prefeitura de Paulista fica à disposição do IBGE para colaborar com este importante trabalho que é o Censo 2022. É de extrema importância atualizar as informações e também contribuir muito para o planejamento de políticas públicas, além de atualizar os dados para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, disse Marcos Eduardo.

Durante a reunião do IBGE e a Prefeitura de Paulista, foram debatidos inicialmente o planejamento dos pontos de coletas — local de apoio aos recenseadores e organização do trabalho — articulação entre o Gabinete e as secretarias de Saúde, Educação, Imprensa e Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, inclusive para dar um suporte aos locais de difícil acesso, como o apoio dos agentes de endemias e saúde, na orientação dos professores aos alunos, além da propagação oficial do mesmo.

De acordo com Enildo Meira, Coordenador Geral do Planejamento do órgão no Estado de Pernambuco, o IBGE estima que Paulista seja um dos municípios estratégicos em relação ao aumento da população. A necessidade é enorme visto que o último Censo foi realizado em 2010. Segundo o instituto, nenhuma informação individualizada é divulgada no Censo, somente informações que atendam o interesse de uma visão macro.

“Os divisores de recursos são feitos com base no tamanho e perfil da população. Em Paulista, está sendo previsto um aumento da população. Isso vai refletir no incremento de recursos ao município, entre eles o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, disse Enildo Meira.

Representando o IBGE, estiveram presentes Enildo Meira, Coordenador Geral de Planejamento do IBGE no Estado de Pernambuco; Júlia Tavares, setor de divulgação de informações; Juliane Lordão, Coordenadora da Subárea de Paulista; Yuri Cavalcante, Coordenador da Subárea de Olinda.

A Prefeitura de Paulista foi representada por Marcos Eduardo (Dudu), chefe de Gabinete; Marareth Pires Mourão, assessora; Jota Júnior, secretário de Imprensa; Manoela Rachid, secretária executiva de Saúde; Jakeline Morais, superintendente da Atenção Básica; Jacó Novelino, Secretaria de Finanças; Jorge Batista, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; Guilherme Duperron, diretor de Licenciamento Mercantil; e Ricardo Marques, responsável pelo Censo Escolar de Paulista da Secretaria de Educação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.