Paulo Câmara inaugura obras de laboratórios de água e de esgoto da Compesa

Com investimento de R$ 7 milhões, iniciativa melhora a qualidade dos resultados das análises
O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (09.10),  a requalificação de 11 laboratórios de água e as obras de três novos laboratórios de esgoto. Com isso, o espaço gerido pela Compesa, no bairro de Dois Irmãos, no Recife, passa a ser chamado de Laboratório Central de Análises de Água e Esgoto e conta, agora, com um total de 14 laboratórios. O Estado investiu R$ 7 milhões no serviço, que passa a ser um dos melhores do País. Também foram adquiridos equipamentos de alta tecnologia e o sistema UniLims, usado em companhias de saneamento consideradas referência no País.
 
“A requalificação é um passo importante para a consolidação das boas práticas no abastecimento e tratamento de água e de esgoto em Pernambuco. O laboratório dá o controle de qualidade e mostra os caminhos a serem corrigidos ou reforçados. É composto pelo que há de mais moderno em termos de boas práticas no mundo. Ele foi totalmente requalificado na questão do tratamento de água e é um laboratório novo na questão do esgoto”, destacou o governador Paulo Câmara. 
 
Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, o laboratório vai atender às exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). “Com isso, garantimos para a população água de qualidade, sob rígido controle. É mais um benefício, mais um compromisso do Governo do Estado em entregar produtos com muita qualidade, sempre pensando na população.”
 
A Compesa também adquiriu equipamentos de última geração para ampliar o monitoramento da qualidade da água. A análise de agrotóxicos, por exemplo, antes totalmente terceirizada, passa a ser feita em parte no central. A empresa também passa a adotar o sistema UniLims, usado nas melhores companhias de saneamento de do País. Ele permite uma integração dos resultados dos laboratórios do Estado, assim como rastreia a cadeia analítica. Isso tudo serve de suporte para a certificação na ISO 17025.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.