Pelo fim da intolerância religiosa, Primeiro Encontro de Terreiros de Gravatá reuniu fiéis das religiões de matriz africana na cidade

By 13/12/2022 - 18:22Pernambuco

Religiosos saíram em cortejo pelas principais ruas do Centro e se reuniram em grande festa em frente ao Paço Municipal

Aconteceu no último domingo (11) o Primeiro Encontro de Terreiros de Gravatá, com o apoio da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes no evento o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, e a secretária executiva da Mulher, Gleizy Gueiros.

A gestão municipal do prefeito Joselito Gomes assumiu um compromisso com todas as pessoas e tem dado vez e voz a todas as religiões, no seu lugar de direito e essa manifestação de fé mostra a quem quiser ver que Gravatá é o lugar de toda e qualquer fé.

Para que a paz seja promovida no município, é preciso que sejam garantidos todos os direitos de todos e todas as cidadãs, e é isso que tem acontecido em Gravatá. ”É uma grande conquista da gente, junto com a Prefeitura Municipal de Gravatá, porque o preconceito ainda é muito grande, mas a gente tá tentando combater. É uma alegria muito grande, porque nosso prefeito Joselito abriu as portas, coisa que ninguém nunca tinha aberto, as portas para o povo de terreiro de Gravatá, pois nós somos iguais a qualquer religião. A partir de hoje é só conquista.”, ressaltou a ekedy Calina de Oya.

A festa homenageou alguns pais e mães de santo, dentre eles mãe Maria José, que está próxima de completar 100 anos de vida. Jonas de Antônio Buíque, que é juremeiro, ressalta que ”hoje Gravatá tem entre 40 e 50 terreiros e nessa caminhada temos 95% dos terreiros presentes, esses terreiros que corriam atrás, batiam na porta, falavam com o zelador, com juremeiro, com mãe de santo, com pai de santo chamando pra gente realmente exercer o nosso direito de fé e religião e ocupar o espaço que é da gente por direito. A gestão municipal, em nome do nosso prefeito Joselito, da importância e abre as portas para a gente que é de matriz africana, isso realmente mostra o compromisso que ele tem com as pessoas.”

Para Gleizy Gueiros, secretária executiva da Mulher, ”é com honra e prazer que a Secretaria da Mulher se soma a esse evento, através do seu Núcleo de Cidadania e Diversidade, que atualmente assume a pauta racial em nosso município, demonstrando nosso respeito e apoio contra toda forma de racismo, discriminação e intolerância religiosa.”

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.