Pernambuco aposta na tecnologia, cultura e informação para conquistar participantes da ABAV Expo

By 19/09/2022 - 17:45Pernambuco

Destino anfitrião do principal evento do turismo nacional, promovido pela ABAV Nacional, Estado monta estande de 200 m², cheio de recursos tecnológicos, para apresentar os destinos locais e proporcionar o ambiente ideal para que o trade faça bons negócios

É com muita tecnologia, espaços celebrando nossas belezas naturais e os ícones da cultura local, além de muita informação para capacitar o trade nacional, que Pernambuco se faz presente na 49ª edição da ABAV Expo, a se realizar de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções. Principal evento do turismo nacional e um dos maiores da América Latina, a feira promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV contará com a presença de 20 Estados e mais 24 municípios com estande próprio, além de 58 expositores novos, a exemplo de destinos internacionais.

“A ABAV Expo é o grande acontecimento do turismo nacional e este ano, vem ainda com mais força, após o período tão difícil vivido pela indústria do turismo nacional, que foi a pandemia. Sem dúvida, poder sediar a ABAV, após duas décadas da última feira no Estado, é um feito importantíssimo, que coroa esses quatro anos de gestão, em que o turismo se consolidou, mesmo com todas as adversidades. Nosso programa de interiorização, o Bora Pernambucar, conseguiu colocar o interior do Estado na vitrine das agências de viagens, e foi responsável por manter o turismo do Estado rodando quando o nacional e o internacional saíram de cena. Estamos felizes demais com a ABAV aqui!”, salienta a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.

E será com muita alegria, criatividade e informação que Pernambuco receberá os milhares de visitantes que chegam para o evento. A começar pelo Aeroporto do Recife, onde um receptivo com músicos e dançarinos estará recebendo o público ao som dos ritmos locais (na noite do dia 20). Na manhã do dia de 21, um cortejo de maracatu dará as boas-vindas na entrada do Teatro Guararapes Chico Sciense e, à tarde, no início da feira, orquestra e passistas estarão recepcionando o público no espaço oficial do Estado. Tudo foi pensado para garantir a melhor experiência para os agentes de viagens, operadores, jornalistas e profissionais em geral do turismo.

“Pernambuco é certamente um marco para ser seguido daqui para frente. Estamos impressionados com as ações de  integração de todas as pontas do receptivo para nossos visitantes. Temos certeza que fizemos a escolha certa e que será um evento inesquecível”  comemora a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar. 

E por falar em espaço oficial, Pernambuco montou um megaestande no pavilhão do Cecon: são 200 m² destinados a recepcionar os visitantes e também abrigar o trade local e municípios para que eles possam vender os seus serviços e destinos. Ricamente decorado com os ícones criados pela artista gráfica Joana Lira, ele foi concebido pela arquiteta Ana Maria Pedroza, responsável pelos espaços da Fenearte. Bancadas para exposição de material de divulgação, lounge e sala de reunião compõem o espaço.

“A ABAV é uma grande feira de negócios e nos preocupamos em dar todas as condições para que os empresários e gestores do turismo local possam oferecer seus serviços e atrativos e chegar ao fim do evento satisfeitos, com bons negócios fechados. Além das bancadas de exposição, que sempre temos em todas as feiras, oferecemos dessa vez um lounge e um espaço para reuniões cheio de tecnologia, que eles vão poder agendar e fazer seus encontros”, explica o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista. 

Um Passaporte Pernambuco em tamanho gigante, com tela em LED, é uma das novidades tecnológicas presentes no estande. Ele permitirá que o usuário “folheie” o Passaporte, navegando por páginas recheadas de informações sobre os destinos do Estado. Outro destaque é a mesa para os encontros de negócios. No formato do mapa de Pernambuco, ela receberá projeções curtas no início dos encontros com informações sobre destinos.

Mas a estrela do espaço, que promete atrair todos os olhares na feira, estará no alto do estande. Por meio do recurso de ilusão anamórfica, caboclos de lança, passistas e outros personagens e ícones da cultura pernambucana vão “sair” de telas em LED disponibilizadas na parte de cima do estande. “Trouxemos um equipamento de ponta. Podemos dizer que este é o estande mais tecnológico que montamos para divulgar o Estado”, destaca a diretora de Marketing da Empetur, Yane Claudino.

A gastronomia pernambucana, um dos principais trunfos para atrair visitantes, também está presente no espaço. Nos três dias da feira, haverá happy hour com comidinhas preparadas pelos chefs Biba Fernandes (dos restaurantes Chiwake e Chicama), Carmen Virgínia (do restaurante Altar e apresentadora do GNT) e Giovanna Nacarato (ex-Mestre do Sabor, da Globo). O chef Joca Pontes (Villa e Ponte Nova) assina a consultoria da ação.

A presença de Pernambuco não se resumirá ao estande gigante. Utilizando o conceito de foto oportunity, serão disponibilizados, em pontos distintos da feira, quatro cenários para que o participante da ABAV possa fazer fotos, utilizando objetos que remetem às experiências vividas no Estado. Em todos os telões oficiais do evento, também serão projetados filmes de divulgação dos principais destinos pernambucanos.

CAPACITAÇÕES

Além da feira propriamente dita, a ABAV Expo conta com um verdadeiro congresso realizado em paralelo ao evento, a Vila do Saber, que oferecerá nesta edição 75 encontros, entre palestras, capacitações e rodas de conversa voltadas à troca de experiências entre os participantes. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

Como Estado anfitrião, Pernambuco conta com uma área própria, a Sala Recife, dedicada a discussões que vão reunir a equipe da Empetur, representantes do curso de Turismo da UFPE, gestores municipais e o trade local. “Queremos discutir turismo de uma forma humanizada, provocando o intercâmbio do institucional com a academia e o trade”, explica a gestora de Marketing, Danielle Aguiar.

Na Sala Recife, serão realizadas 14 palestras de 45 minutos cada uma, abordando temas como turismo criativo, rotas integradas, sustentabilidade, manifestações culturais, boas práticas para um turismo seguro para mulheres, LGBTQIA+ e acessibilidade. Toda a programação está no site da ABAV e também no estande. Quem participar das palestras receberá o certificado de “especialista em Pernambuco”. “Teremos um certificado e um adesivo como forma de gerar curiosidade sobre nossas capacitações e incentivar o público a acompanhar as discussões”, finaliza a secretária Milu Megale. 

A ABAV Expo utilizará todo o pavilhão do Centro de Convenções, com 14 mil m², além de salas, teatros e do mezanino. A feira conta com 1,5 mil expositores, entre operadoras de turismo, redes hoteleiras e hotéis-boutique, armadoras, companhias aéreas, parques temáticos e mais de 45 destinos nacionais e internacionais. Uma das ações de destaque do evento é a vinda de buyers internacionais selecionados, que participarão de uma agenda diferenciada de relacionamento e rodadas de negócios.

As inscrições para a feira são gratuitas pelo www.abavexpo.com.br para empresas de turismo, profissionais de turismo (sem CNPJ) e para futuros profissionais pelo https://abavexpo.bcseventos.inf.br/visitantes/?id_edicao=10&id_caravana=11.

ESTACIONAMENTO 

O Centro de Convenções apresenta um esquema especial de funcionamento do seu estacionamento para a feira, com valor único de R$ 15, independentemente do tempo de permanência, para pagamento antecipado. O público poderá ainda optar pelo pagamento por fração de hora.

O acesso dos carros será pela Av. Agamenon Magalhães, via seis cancelas instaladas na frente do Classic Hall e também pela Av. Professor Andrade Bezerra, onde estão localizadas quatro cancelas.

A saída deverá ser feita pelas seis cancelas instaladas próximo ao Mirabilândia, na Av. Professor Andrade Bezerra, e mais duas cancelas que dão acesso à Rua Alemanha, na lateral do Cecon. Serão utilizadas ainda vagas de estacionamento da Fábrica Tacaruna.

Serão disponibilizados 12 totens para pagamento do tíquete do estacionamento, além dos caixas fixos. Também haverá promotores circulando pela feira, sendo possível efetuar o pagamento via cartão de crédito por meio deles. Haverá ainda a possibilidade de pagamento por QR Code, sem necessidade de instalar aplicativo. Para evitar a formação de filas, será incentivado o pagamento antecipado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.