Pior seca da história vai encarecer conta de luz o ano todo e Bolsonaro comenta “demos mais um azar, né?”

By 12/05/2021 - 11:05Brasil

De acordo com especialistas, em publicação da Folha de S. Paulo, após a pior seca da história, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste terminam o período de chuvas com o menor nível, desde 2015. E as expectativas são de que os consumidores arquem com os custos adicionais na geração por térmicas até o fim do ano.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste são consideradas a principal caixa d’água do setor elétrico brasileiro, e, nesta segunda (10), fecharam com 33,7% de sua capacidade de armazenamento de energia. Em situação crítica, executivos debatem sobre a queda de demanda ocasionada na pandemia, levantando a hipótese de que poderia ser pior. Assim, caso a seca persista, a oferta de energia pode se tornar limitada.

O presidente Jair Bolsonaro, em encontro com apoiadores, assumiu a gravidade do problema, admitindo que vai dar “dor de cabeça”. “Só avisando, a maior crise que se tem notícia hoje. Demos mais um azar, né? E a chuva geralmente (cai) até março, agora já está na fase que não tem chuva”, complementou o presidente Jair Bolsonaro sobre a crise hidrelétrica que está só no começo.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.