Prefeito e secretária de Assistência Social e Juventude participam de capacitação de gestão orçamentária e financeira do SUAS em SC

By 25/10/2022 - 18:03Pernambuco

Joselito Gomes e Viviane Facundes buscaram formação e atualização nos dias 20 e 21 de outubro em Balneário Camboriú

Entre os dias 20 e 21 de outubro, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes e a secretária de Assistência Social e Juventude e primeira-dama do município Viviane Facundes participaram de capacitação voltada para a gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Socia – SUAS. Na ocasião a secretária executiva da pasta, Viviane Sanjurjo e o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima acompanharam os gestores.

Dois dias intensos trabalhados em como orçar e planejar o financiamento e custeio de serviços da Assistência Social como o funcionamento dos CRAS e CREAS, além dos programas sociais, entre eles o Auxílio Brasil, Benefício da Prestação Continuada, Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros, foram temas discutidos na capacitação.

Dentro da programação, também foram discutidas e apresentadas instruções normativas, leis que regulamentam a aplicação dos recursos nos blocos de financiamento da gestão do SUAS, por meio do Fundo Nacional da Assistência Social – FNAS.

Também foram trabalhados os princípios do orçamento e como são classificados e organizados e as nomenclaturas e tipificações no orçamento da Assistência Social para o Plano Plurianual – PPA, com destaque para o uso correto dos recursos e a prestação de contas.

Silvia Aline, assistente social e facilitadora da capacitação, promovida pelo Cairo Instituto, destaca a importância dos gestores estarem sempre atualizados. “É muito importante a capacitação, a presença dos gestores, coordenadores, equipes técnicas, porque com as mudanças que estão acontecendo constantemente nas normativas, se a gente não se atualizar, o serviço não avança e não vai entender a necessidade da população. Toda capacitação voltada aos gestores volta para a população melhorando a qualidade dos serviços ofertados, esse é o grande intuito”.

“Nós buscamos sempre aprender mais, participar de congressos, capacitações, para que nossa equipe esteja sempre atualizada e cada vez mais preparada, para que possamos oferecer os serviços da assistência social com excelência, e que de fato, aconteça a justiça social. Para isso, é necessário buscar conhecimento para saber executar de forma correta os programas e serviços e essa capacitação abordou temas relevantes para o nosso planejamento financeiro”, destaca Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá também ressalta a necessidade dos gestores conhecerem bem o financiamento dos programas e serviços nas pastas que eles gerem. “Sempre tenho dito nas reuniões com os secretários municipais que é necessário oferecer o melhor ao povo de Gravatá. E conhecimento é sempre bem-vindo. Quando o gestor entende e conhece bem os serviços, mas também o executa de forma correta, sabemos que o serviço funcionará de forma contínua. Participei da capacitação sobre gestão financeira e orçamentária do SUAS e pude compreender melhor o financiamento e normativas que orientam a gestão. As mudanças nessas normativas são constantes e por isso é necessário estar atento às mudanças para que os recursos sejam aplicados conforme a orientação. Avalio muito proveitosa essa formação”.

Fotos: Rodolfo Lima (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.