Prefeito George Duarte comemora alterações no regulamento da Reserva de Vida Silvestre Tatu-Bola (RVS), mas afirma: “É a primeira vitória. Agora vamos em busca da revogação”

By 27/12/2022 - 18:36Pernambuco

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, comemorou, hoje (27), a publicação do decreto nº 54.221 no Diário Oficial do Estado. Fruto de uma atuação conjunta do gestor boavistano e dos prefeitos Simão Durando (Petrolina) e Vilmar Capellaro (Lagoa Grande), a medida altera o regulamento da Reserva de Vida Silvestre Tatu-Bola, permitindo que os produtores deste espaço possam praticar diversas atividades, a exemplo da agricultura familiar, produção orgânica ou agroecológica, sistemas agroflorestais sustentáveis, agropecuária orientada por práticas de transição agroecológica, práticas de extrativismo sustentável, manejo de apicultura e meliponicultura sustentável.

“Essa foi a primeira vitória, mas queremos mais. Iremos em busca da revogação desse decreto, que só pode ocorrer através de processo legislativo. Já coloquei o meu nome no abaixo-assinado e vamos juntos conquistar esse objetivo. Agradeço aos amigos prefeitos, aos agricultores e a secretária Inamara Melo pela parceria”, afirmou o prefeito George Duarte.

Implantada em 2015, a Reserva de Vida Silvestre (RVS) Tatu-Bola está localizada em uma área de 110 mil hectares que abrange os municípios de Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina. O espaço foi criado para preservar espécies endêmicas da região, mas a medida criou também um grande impasse com moradores e trabalhadores rurais da localidade, que passaram a ter vários direitos restringidos. Com a alteração, espera-se que os agricultores possam produzir com mais segurança, gerando renda e emprego para a região do Vale do São Francisco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.