Prefeitura de Caruaru realiza formatura de mulheres da Zona Rural

By 28/12/2022 - 15:33Agreste Central

Mulheres dos quatro distritos do município receberam certificados do curso de Agricultura Familiar com Princípios em Agroecologia

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizou a formatura de quatro turmas do Curso de Agricultura Familiar com Princípios em Agroecologia. O evento ocorreu na terça-feira, 27, no Auditório Antonieta de Barros, na SPM. Ao todo foram ofertadas 80 vagas para mulheres, por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Caruaru. O evento contou com a parceria da empresa Informs. 

O curso teve a duração de cerca de três meses (150 horas) e tratou de um processo educativo voltado para a capacitação técnica e social de mulheres agricultoras e incentivou o associativismo e cooperativismo, autocuidado e trabalho. Com isso, a ação tem o objetivo de fortalecer as mulheres, bem como conscientizar quanto aos mecanismos de defesa da vida da mulher agricultora caruaruense, além do acolhimento a essas mulheres.

As turmas foram divididas nos quatro Distritos Rurais de Caruaru: Pau Santo (Primeiro Distrito), Gruta Funda (Segundo Distrito), Sítio Antas (Terceiro Distrito) e Serrote dos Bois (Quarto Distrito). 

A agricultora Mariana do Nascimento, 28 anos, moradora do Sítio Serrote dos Bois, disse que desde pequena vive na agricultura, com os pais, e que a experiência de concluir uma certificação é muito gratificante. “Foi muito proveitoso. Eu já tinha a base de mexer com a terra, mas com o curso eu aprendi a podar plantas da forma correta, a fazer fertilizantes naturais sem agrotóxicos, e muitas outras coisas”, disse Mariana, para depois complementar: “Depois desse curso aprendemos a vender o nosso produto, pois tivemos aulas de empreendedorismo, e agora temos uma feirinha só de mulheres.”

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, o curso, que é todo  financiado pela prefeitura, representa o comprometimento da gestão com as mulheres da Zona Rural. “O governo Rodrigo Pinheiro é muito comprometido com as políticas para mulheres da Zona Rural e esse curso, além de incentivar a produzirem, também trabalha com os direitos das mulheres”, explicou Juliana. 

“A nossa ideia é continuar ampliando essas capacitações. A gente quer chegar cada vez mais para as mulheres de Caruaru, para que elas possam ter autonomia econômica, empoderamento e romper com o ciclo da violência doméstica familiar e, dessa forma, ir galgando espaços de fortalecimento e garantia de direitos”, analisou a secretária.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.