Prefeitura de Goiana passa a disponibilizar testes rápidos de gravidez

By 23/09/2022 - 14:09Pernambuco

A prefeitura de Goiana começará a disponibilizar testes rápidos de gravidez em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, a partir de segunda-feira (26). O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Eduardo Honório em evento promovido para profissionais ligados aos programas da saúde da mulher de nosso município.

A ação de implantação do teste é preconizada pelo Ministério da Saúde como forma de garantir a detecção precoce da gestação com acolhimento e início do pré-natal de forma mais rápida.

Para realizar o teste, a paciente precisa comparecer em uma de nossas 24 UBS ou no Centro. Não é necessário marcar consulta ou agendar o atendimento. Os testes serão realizados nas próprias Unidades e no Centro.

A secretária de Saúde do município de Goiana, Licía Maciel, falou sobre a importância do serviço para as mulheres. “Isso irá qualificar o atendimento pré-natal e o planejamento reprodutivo do nosso município. Com a confirmação precoce da gravidez, é possível fazer o acolhimento necessário às mães, através das equipes de Atenção Básica, responsáveis pelas orientações baseadas nas particularidades de cada usuária.” Para casos em que o teste for positivo, a mulher é logo vinculada ao pré-natal, dando início ao seu acompanhamento de forma completa e eficiente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.